domingo, 26 de dezembro de 2010

2011 VW Dakar Amarok Logbuch #02 - Tudo o que...





Tudo o que você sempre quis saber sobre o Dakar e ninguém explicou

Neste Capítulo 1 vamos falar um pouco da magia do Dakar, que continua a atrair cada vez mais gente e bate número recorde de participantes, nesta que é a 32ª edição da prova. Vamos falar também dos ajustes para aumentar as dificuldades em geral e manter o equilíbrio entre as grandes equipes e os aventureiros independentes de sempre.

Por mar
Depois de 19 dias no mar (um a mais do que o previsto, desde o porto de Le Havre na França) o navio Grande Brasile chegou a Buenos Aires trazendo 550 veículos de competição, assistência,
mídia, organização, etc. Já no dia 23 estavam todos descarregados e colocados no Parque Fechado até o próximo dia 28 de onde saem para as verificações técnicas nos dias 29, 30 e 31.


Pelo ar

Os quatro Race Touareg 3 vieram de avião da Alemanha, onde embarcaram debaixo da forte nevasca que atingiu o norte da Europa. As 45 Amarok de apoio (10 a mais que no ano passado), para a Organização, Levantamento, Assistência e Imprensa, já estavam por aqui, uma vez que são fabricadas em General Pacheco, na Grande Buenos Aires. Cada uma delas é ferramenta indispensável em um desafio como esse, já que por regulamento, todos os carros devem garantir uma autonomia mínima de 800 quilômetros.

O Dakar cresce
- Total de Veículos Inscritos: 430 (foram 362 em 2010)
- Carros: 146 (134 em 2010), - Motos: 183 (151 em 2010), - Quadriciclos 33 (25 em 2010), - Caminhões: 68 (52 em 2010)
- 51 nacionalidades diferentes vão se apresentar na largada no obelisco da Avenida 9 de Julio (eram 40 em 2010)
- O Brasil caiu em participação e desta vez tem apenas duas duplas nos automóveis, uma nos caminhões e dois motociclistas.
- São 64 os estreantes: 64 Motos, 2 Quadriciclos, 50 Carros e 1 Caminhão.

E fica mais difícil
Uma maior porcentagem de terrenos de Off-Road, novas regras de navegação (que vamos analisar em detalhes amanhã no Capítulo 2), tudo para manter a atração que desde 1979 fascina bilhões de pessoas no início de cada Ano Novo. Uma competição que é ao mesmo tempo um espetáculo, um show de máquinas e homens, profissionais e amadores, lutando com engenhosidade e tecnologia contra as condições mais duras de terrenos que existem.



Por Carlos Lua Cintra Mauro






Nenhum comentário:

Postar um comentário