quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Yamaha sobe para 7º e 8º na geral nas motos, enquanto os Quadris seguem firme, em trinca, na ponta




A volta às dunas não foi assim tão difícil já que a chuva voltou a perseguir esse que é o Dakar mais molhado de todos os tempos
Com muita areia e ceú de cara feia
Areias fofas, dunas intermináveis, navegação difícil são sinônimo de dificuldades e surpresas, mas são também oportunidades para recuperar tempo perdido. Isso, claro, contando sempre que os líderes possam cair em armadilhas. Não foi o caso, já que a areia mais compactada pela chuva de dias anteriores tornou o desafio mais fácil. Mesmo assim a etapa foi encurtada em 30km já que os organizadores temiam a chuva, que veio outra vez para tumultuar



4a feira foi fácil só para helicópteros
Pain e Verhoeven se recuperaram bastante tendo largado no bloco intermediário que tem os rastros dos ponteiros para ajudar na navegação. Mas logo depois a tempestade complicou a navegação e jogou a todos em córregos de lama, cheios de água. Muita gente atravessou a pé essas enxurradas, desmontando e andando ao lado da moto. Segundo muitos os 190km desta 4ª feira foram mais difíceis e cansativos do que os 800km de 2ª feira.

Terminaram em 11º (Verhoeven) e 14º (Pain) e agora vão os dois em 7º (Pain) e 8º (Verhoeven) na geral. Para vocês terem uma ideia da gravidade da situação das águas, basta dizer que a especial para carros e caminhões foi encerrada bem antes do final da prova na altura do Posto de Controle 1, quando haviam passado apenas 6 carros. Como já foi comentado, esse Dakar vai ficar na história como o mais ensopado de toda a sua história.



5a feira passa por aqui
Passo 
de San Francisco
4748 metros de altitude

Os Quadris também sofreram e os que ainda não tinha passado pelo Posto de Controle 1,(1h10m de prova das 3h25m realizadas) foram mandados direto para Fiambalá

Não foi o caso dos três Raptors de Patronelli, Casale e Sonik que continuam firmes na ponta com grandes diferenças entre eles e grande avanço (50 minutos de Sonik) sobre a briga pelo 4º lugar na geral. Entre eles o polonês Laskawiec que hoje caiu para 6º, mas tem tempo e capacidade de lutar para integrar a trinca Yamaha da liderança



Até chegar a Copiapó o oásis
onde floresce o deserto de Atacama


Nesta 5ª feira saem de Fiambalá (a "Terra do vento" e de apenas 5000 habitantes)pela RN60, cruzam outra vez os Andes pelo Passo de São Francisco (a 4748 metros de altitude) e descem a CH131 em direção a Copiapó (o "Oásis onde floresce o deserto") e o famoso deserto do Atacama. No programa muita pedra e as dunas do tipo "catedral" em 319km cronometrados que, nesse lado dos Andes, não correm o risco de chuva nenhuma.







Fiquem de olho no twitter @yamahadakar para acompanhar o que acontece.

Dakar 2013
Etapas já Realizadas 11(onze)
05/01/2013 Lima>>Pisco 263km
06/01/2013 Pisco>>Pisco 327km
07/01/2013 Pisco>>Nazca 343km
08/01/2013 Nazca>>Arequipa 718km
09/01/2013 Arequipa>>Arica 411km
10/01/2013 Arica>>Calama 767km
11/01/2013 Calama>>Salta 806km
12/01/2013 Salta>>S. Miguel de Tucumán 738km
13/01/2013 Dia de Descanso
14/01/2013 S. Miguel de Tucumán>>Córdoba 852km
15/01/2013 Córdoba>>La Rioja 636km
16/01/2013 La Rioja>>Fambalá 483km

Etapas a Realizar 3 (três) 
17/01/2013 Fiambalá>>Copiapó 715km
18/01/2013 Copiapó>>La Serena 735km
19/01/2013 La Serena>>Santiago 630km
Total a percorrer 2080km

Total da Prova 8423km.

Carlos Lua Cintra Mauro
55 11 8282 9388
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