Tudo o que você queria saber sobre os novos Protótipos nas 24hs de Daytona e ninguém explicou
Texto: Carlos Lua
Fotos: Jay Alley /Motorsport.com, Art Fleischmann/Motorsport.com, Chris Jasurek/Epoch Times
Depois de inaugurado com o Dakar (tripleta Peugeot 3008DKR), o ano de 2017 teve no final de semana passado um Rally de Monte Carlo com o Ford Fiesta vencendo depois de quatro anos. Graças ao multicampeão Sébastien Ogier (ex-VW) e ao problema com Thierry Neuville (Hyundai i20 que vinha liderando). Digno de nota o 2º lugar na estreia do Toyota Yaris com Jari_Matti Latvalla, outro ex-VW.
Chega agora a hora das 24 Horas de Daytona que inaugura a nova era dos protótipos DP, uma classe só na prova americana, mas na verdade representada por dois conceitos diferentes. Os DP só IMSA (USA) e os DPLM aqueles que valem para as provas europeias inclusive a coirmã 24 Horas de Le Mans.
Vamos entender: A FIA criou essa nova categoria baseada nos protótipos LMP2 que a partir agira de 2017 têm apenas quatro fabricantes autorizados a construir chassis: Dallara, Oreca, Onroak (leia-se Ligier) e Multimatic/Riley. Quando correm nas proas europeias todos devem usar o mesmo motor V8 aspirado, um Gibson (pronuncia-se “guíbsson”) que é a antiga Zytek. Já nas provas da IMSA nos Estados Unidos podem correr com essa configuração ou ter motores de diferentes, contanto que também suas carrocerias sejam ligeiramente modificadas para “lembrar de longe” os carros vendidos ao público. É aqui que entram a Cadillac, a Nissan e a Mazda, todos os três presentes em Daytona 2017. Isso só nas provas norte-americanas lembrem-se.
Vejam aqui abaixo nessa tabela como estão divididos esses protótipos que largam neste Sábado
- Cadillac- Chassis Dallara, Motor Cadillac V8 Aspirado 6.2 litros (3 carros)
- Mazda - Chassis Multimatic/Riley Motor Mazda 4 em linha Turbo 2.0 l (2 carros)
- Nissan - Chassis Ligier (Onroak) Motor Nissan V6 Twin Turbo 3.6 l (2 carros)
- Oreca/Multimatic/Dallara/Ligier Motor Gibson V8 Aspirado 4.2 l (3 Ore, 1 Mul, 1 Lig)
Cada um deles tem, supostamente, a mesma potência de motor (em torno dos 600HP). Como isso é possível com motores de características tão diferentes? Através do BOP (Balance of Power ou Equilibro de Potência) que é a maneira pela qual a IMSA compensa através de restritores e demais artifícios as performances.
Resta então uma responsabilidade muito grande para a qualidade dos chassis e o trabalho no túnel de vento (nas fotos, todas de ângulo parecido vocês notam as maiores diferenças entre eles).
E parece que o primeiro round quem ganhou foi a Dallara que colocou os três Cadillac em 1º, 2º e 4º lugares para a largada. Os Oreca puros ficaram em 3º (patrocinado pelos relógios Rebellion exatamente na Rolex 24 Horas), 7º e último (um carro bateu antes da classificação). Os Nissan /Ligier fizeram 5º e 6º (em cada um deles um brasileiro, respectivamente Bruno Senna e Pipo Derani). O Ligier puro em 8º, Os Mazda/Multimatic em 9º e 10º e o Multimatic puro em 11º. Mas como ninguém sabe quem foi que andou com acerto de classificação e quem não andou, fica a dúvida de como será na corrida.
Enquanto isso na categoria GTLM a Ford deu um banho e fez 1-2-3 deixando a Ferrari 488 GTE em 4º e os novos Porsche 911RSR (motor central agora) em 5º e 8º . As Corvette largam em 7º e 9º e as BMW em 10º e 11º.
Na categoria mais numerosa a GTD foi a vez da Ferrari com a sua 488 GT3 fazer 1º (com um carro patrocinado por outra marca de relógios a Hublot) e 2º , deixando o Aston Martin Vantage em 3º, o Porsche 911 GT3 R (tradicional) em 4º, O Lamborghini Huracán GT3 em 5º, o Audi R8 LMS em 6º o Acura NSX GT3 em 7º, o Lexus RCF GT3 em 13º e o Mercedes AMG GT3 em 18º.
A briga vai ser grande em todas as classes e promete, vale acompanhar pelo site oficial (www.imsa.com) ou pela Fox Sports 2 que anunciou a transmissão para Sábado, das 17h às 20h e para Domingo, das 15h até a bandeirada final.
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