quinta-feira, 10 de agosto de 2017

NO MUNDO DO LUA: Novos Horizontes, Carros Elétricos, Carros Autônomos, Millenials e Árvores


A busca incessante e incansável por novas oportunidades e maneiras de viver melhor a vida, está diretamente ligada às promessas dos novos horizontes

Texto e fotos: Carlos Lua

São esses novos horizontes que empurram a humanidade para frente, primeiro nos sonhos, depois nas pesquisas, depois na constatação do seu próprio progresso. Apenas para comprovar que os novos horizontes vão se transformando em velhos horizontes e abrindo caminho para mais novos horizontes. É um sem-fim de sucessões.


É uma busca que dura milênios, uma visão de futuro que sucede outra, como estradas que levam a humanidade adiante. As inovações por sua vez, todas elas, são nossos meios de locomoção, liberdade e lirismo.


O que nos leva aos Carros Elétricos, invenção antiga, horizonte nunca realmente alcançado. Até hoje em dia onde parece até que pode ser tocado, tamanha a proximidade. Carros que são a solução para manter o ar puro que vai ficando menos abundante e que tem futuro ameaçador quando, pelos cálculos em 2050, 2/3 da população global será urbana! Carros que ainda têm, porém, um longo caminho a percorrer com o progresso das baterias que ainda são o seu calcanhar de Aquiles. Pesadas, caras, com propensão a esquentar e ainda com uma rede de pontos de recarga que deixa motoristas apreensivos sobre seus destinos imediatos.


Mas nem bem estão estabelecidos os elétricos, eis que o novo horizonte se chama carro autônomo. E com ele entram no campo de jogo empresas que não são tradicionais fabricantes de automóveis, como a Google, por exemplo. A empresa de Mountain View na Califórnia fundou a Waymo (Way Forward in Mobility) que cuida dos seus carros autônomos que já rodaram mais de 5 milhões de quilômetros em testes.


Muita gente já entrou na fase dos sonhos desse novo horizonte e começou as suas projeções A Intel vê até 2050 um mercado de 7 trilhões de dólares. A empresa de pesquisas McKinsey garante que até 2030 os veículos autônomos serão 15% das vendas. E o antigo CEO da Uber garante que sua frota toda será de veículos autônomos também neste mesmo 2030!
Imaginem se todos nós pudéssemos ir para lá e para cá, para o trabalho, para o lazer e para casa de forma fácil e segura? Sem sofrer com motoristas cansados, distraídos ou “calibrados”? Nosso tempo de deslocamento seria gasto fazendo algo produtivo.
Isso se a turma da futurologia dos autônomos for melhor do que aqueles que previam que em 2015, 280.000 caros elétricos estariam rodando nos Estados Unidos  (Eram 120 mil apenas). Ou como Carlos Ghosn o respeitado presidente da Renault que em 2011 disse que em 2016 1.6 milhão de Renaults e Nissans estariam nas ruas (contabilizaram somente 320 mil). Ou ainda o ex-Presidente Obama que via 1 milhão de carros elétricos rodando nos Estados Unidos em 2016 (Eram menos de 300 mil).
Isso ainda se a legislação for branda e benevolente para lidar com: a) Definição das responsabilidades legais sobre os eventos provocados pelo veículo; b) Ajuste da legislação de trânsito para tratar os veículos autônomos O se a tecnologia for capaz de c) Desenvolver sensores de maior capacidade de percepção das condições de tráfego, principalmente de pedestres e ciclistas.
Mas o novo horizonte dos Elétricos e Autônomos existe e vai chegar basta que lembremos que só porque uma tecnologia bacana existe não é certeza que vai tomar conta do mercado na velocidade e na escala que imaginamos.


Falta combinar com o mercado primeiro para saber o quanto os produtos vão de encontro com o que a sociedade deseja. Ou que parte dessa Geração Y (os Millenials) está disposta a deixar de ser apenas uma oportunidade empolgante, tirar seus bitcoins da nuvem e fazer suas compras? Afinal quem manda e recebe mais de 3000 mensagens de texto por mês e atende a menos de 100 ligações telefônicas no mesmo período, lê críticas em blogs ou outras mídias sociais (em vez de pedir opinião para amigos e famílias) estará disposto a compartilhar passos decisivos como esse? Acho que um nativo da era digital precisa ainda ser convencido da utilidade do transporte individual ou coletivo. Que seja.


Enquanto nada disso acontece (ou enquanto tudo isso se acomoda) não seria imprudente começar a pensar profundamente na sustentabilidade, na economia verde! Nem que seja simplesmente plantando árvores nas cidades! Para proteger pessoas, preservar o patrimônio visual, trazer conforto térmico, manter controle acústico e melhorar a qualidade do ar. Em cidades como São Paulo, por exemplo, que tem as árvores ocupando apenas 11,7% dos espaços, uma ação chamada Arbolink (@arbolink.com.br no Instagram e no Facebook) se ocupa de fazer com que a árvore certa seja plantada no lugar certo.


Enquanto os Elétricos e Autônomos não vêm todos nós, sonhadores, futurologistas, Millenials ou não, agradecemos.

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Pé embaixo - Felipe Drugovich vence pela 4ª vez no Alemão de F4. É a sua 5ª vitória em 2017!




Mais uma vitória de ponta a ponta, mas que valeu só a metade dos pontos já que a prova foi interrompida depois de 7 voltas pelo acidente de Cédric Piro
“Foi uma pena que a prova não foi até o final, porque estava sendo uma corrida espetacular,” disse Felipe. “Larguei muito bem e posso dizer que fiquei muito contente com o resultado” confirmou o brasileiro que mais venceu este ano no automobilismo internacional.
“É que com a interrupção só valeram metade dos pontosmas foi importante mostrar um bom desempenho e vencer na 2a prova, a 1a do domingo, logo depois da corrida de sábado que foi muito frustrante” continuou Drugovich falando sobre ter sido jogado para fora pelo sul africano Jonathan Aberdein logo na primeira volta. Isso significava largar lá atrás na 3ª corrida, a 2ª do domingo que usa como grid o resultado invertido dos 10 primeiros
​ 
colocados​
 da Prova 1.
 Mesmo largando em 16º, o paranaense fez uma belíssima corrida e terminou em
8
º pra chegar aos 157.5 pontos e manter a terceira colocação no Campeonato. Em 3º lugar nessa 3ª prova do final de semana chegou outro brasileiro, Enzo Fittipaldi que normalmente disputa o italiano da categoria e disputava esta data na Alemanha.
Felipe Drugovich ainda é, também, o piloto que mais liderou este ano no Alemão da F4 com 62 voltas, contra 55 voltas de Armstrong que venceu essa 3ª prova.
O próximo encontro está marcado para Sachsenring na metade do mês de Setembro
A situação atual do Campeonato Alemão
Pos.   Piloto                                    Pontos
1          Juri Vips                               187
2          Marcus Armstrong                 171
3          Felipe Drugovich                   157.5
Pontos disponíveis por prova
1º - 25 pontos, 2º  -18 pontos, 3º -15 pontos, 4º -12 pontos, 5º - 10 pontos, 6º - 8 pontos, 7º - 6 pontos, 8º - 4 pontos, 9º - 2 pontos, 10º - 1 ponto
As provas que ainda faltam com 150 pontos a serem disputados
Sachsenring
Data               15/09/2017 - 17/09/2017
Cidade           Hohenstein-Ernstthal, Alemanha
Pista               Sachsenring
Hockenheim
Data               22/09/2017 - 24/09/2017
Cidade           Hockenheim, Alemanha
Pista               Hockenheimring
Como assistir às provas pela Internet
Acesse https://www.adac-motorsport.de/adac-formel-4/uk/rennen/
E aperte o botão de Live-Stream
O brasileiro tem Patrocínio da Drugovich/Mahle/Noma, três empresas que entendem e acreditam também no Automobilismo como forma de promover países, tecnologias e qualidade de vida
Sobre a Drugovich - A história da Drugovich teve início em 1964 e hoje atende milhares de clientes em todo o território nacional. A Drugovich Auto Peças trabalha com mais de 13.000 itens das linhas SCANIA, VOLVO, MERCEDES-BENZ E IVECO e além desse mais de meio século de credibilidade, tem uma rica história no Automobilismo Brasileiro. Os tios de Felipe correram e venceram na Formula Ford e na Formula Truck da qual foram pioneiros e grandes incentivadores. Isso porque no Automobilismo também a Qualidade vem em primeiro lugar, assim como a busca sem fim pela melhoria contínua.
Sobre a Mahle - A MAHLE GmbH é uma empresa alemã de peças automotivas e está presente com fábricas na Alemanha, Brasil, Estados Unidos, China, México e Índia. Tanto no mercado das montadoras como no mercado de reposição tem presença marcante em todas as regiões do Brasil. No mundo, a MAHLE está listada entre as 10 maiores empresas do ramo.
Sobre a Noma - Fundada em 1967, em Maringá no Paraná a empresa é hoje uma das cinco maiores fabricantes de implementos rodoviários da América do Sul, reconhecida no Brasil por oferecer as carretas mais leves e robustas do mercado. Atualmente, sua estrutura conta com 1.400 colaboradores que atuam em uma planta industrial com mais de 175 mil metros quadrados, sendo 40 mil de área construída.
Sobre Felipe Drugovich
Campeão Brasileiro de kart - Cadete - 2011
Campeão da Copa Brasil de kart - Cadete - 2011
Campeão da Copa Brasil de kart - Super cadete - 2011
Campeão da Copa Brasil de kart - Junior menor - 2012
Campeão Super Kart Brasil 7 - Junior menor - 2012
Campeão Super Kart Brasil 8 - Junior menor - 2012
Vencedor Capacete de Ouro - Revelação - 2012
Campeão Super Kart Brasil 13 - Junior - 2013
2° lugar WSK Champion’s Cup (1° etapa) - KFJ - 2015
2° lugar WSK Super Master Series (3° etapa) - KFJ - 2015
2° lugar Campeonato Europeu de kart (3° etapa) - KFJ - 2015
4° lugar Campeonato Alemão de Fórmula 4 ADAC 2016 (rookie) - F4 - 2016
1° lugar na etapa de Dubai do MRF Challenge - F3 - 2016

Fotos Crédito: Giovanni Cuna www.cunaphotos.it

Giovanni Cuna
Clique na imagem para fazer o Download...
Na 1a prova empurrado para fora quando era 2o
Alta | Web
Giovanni Cuna
Clique na imagem para fazer o Download...
Na 2a prova Bandeira do Brasil no topo e Hino Nacional na caixa! 5a vez no ano
Alta | Web
Giovanni Cuna
Clique na imagem para fazer o Download...
Na 3a prova de 16o lugar para a 9a posição! Um desempenho impressionante na F4
Alta | Web
Carlos Lua Cintra Mauro
Tel. + 55 11 98282-9388
textobras@textobras.com

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Pé embaixo - Campeão do 1º Turno e 2º colocado no Campeonato da F4, Felipe Drugovich corre em Nürburgring




Campeão do 1º Turno e 2º colocado no Campeonato da F4, Felipe Drugovich corre em Nürburgring

O brasileiro já está na Alemanha e conta, diretamente de lá, o que espera deste final de semana onde começa a segunda metade do Campeonato 2017.
Foram 890 km de viagem de carro de Desenzano del Garda até Nürburgring e para o jovem  paranaense trocar os 33º de temperatura do norte da Itália pelos 20º da região da Floresta Negra na Alemanha.
“E o pior é que a previsão do tempo para amanhã é de 17º com até menos e chuva para sábado e domingo” comentou Felipe. “Mas é igual para todo o mundo e até agora sou apenas Campeão do 1º turno, temos ainda 9 corridas até o final do Campeonato e precisamos ficar focados, mas estou muito confiante” 

Felipe (campeão do 1º turno que terminou com a 11ª corrida do ano a Corrida 2 de Oschersleben ) foi quem mais venceu no ano (3 vezes s[o no Alemão e mais uma no Itaiano) contra duas vitórias para cada um dos seus mais próximos adversários, o estoniano Juri Vips e o neozelandês Marcus Armstrong. Terminou seis vezes no pódio (3x 1º - 2x 2º e 1x 3º) nas primeiras 12 corridas do ano, com Armstrong também com seis presenças, mas com placar diferente (2-1-3). Juri Vips está no (2-0-2). Felipe e Marcus são ainda dois dos três (junto com o Canadense Brasileiro Laliberté) a fazer duas poles. O brasileiro ainda é o piloto que mais liderou (55 voltas) contra 34 de Armstrong.

“Se estatística contasse estava tranquilo, mas na verdade os meus dois adversários são companheiros na forte Equipe Prema e não vão dar moleza” Terminou enquanto, ainda na pista, aproveitava para conversar com a sua Equipe a holandesa Van Amersfoort  “Já corri uma vez aqui no ano passado e gosto muito da pista, mesmo sendo um pouco mais curta do que aquela usada na F1, mas o lugar é demais, tem muita história. Duas semanas atrás treinamos aqui e junto com a equipe encontramos um bom caminho e fomos um dos mais rápidos ”finalizou.
A situação atual do Campeonato Alemão
Pos    Piloto                                    Pontos
1          Juri Vips                               150
2          Felipe Drugovich               143
3          Marcus Armstrong               141
4          Nicklas Nielsen                   93
5          Kim Luis Schramm             86
6          Fabio Scherer                      83
7          Jonathan Aberdein             72
8          Juan Manuel Correa          68
9          Julian Hanses                     67
10       Kami Laliberte-Moreira       65
              11       Lirim Zendeli                              59
12       Frederik Vesti                       55
13       Michael Waldherr                55
14       Oliver Söderström               22
15       David Malukas                     15
16       Louis Gachot                                   13
17       Sophia Flörsch                    10
18       Andreas Estner                   9
19       Cedric Piro                           4
20       Leonard Hoogenboom       2
 Pontos disponíveis por prova 1º - 25 pontos, 2º  -18 pontos, 3º -15 pontos, 4º -12 pontos, 5º - 10 pontos, 6º - 8 pontos, 7º - 6 pontos, 8º - 4 pontos, 9º - 2 pontos, 10º - 1 ponto

As provas que ainda faltam incluindo as três deste final de semana 
Nürburgring
Data               04/08/2017 - 06/08/2017
Cidade           Nürburg, Alemanha
Pista               Nürburgring
Sachsenring
Data               15/09/2017 - 17/09/2017
Cidade           Hohenstein-Ernstthal, Alemanha
Pista               Sachsenring
Hockenheim
Data               22/09/2017 - 24/09/2017
Cidade           Hockenheim, Alemanha
Pista               Hockenheimring
Como assistir às provas pela Internet
Acesse https://www.adac-motorsport.de/adac-formel-4/uk/rennen/
E aperte o botão de Live-Stream
Horários de Nürburgring
Corrida 1 – Sábado            9:45 Horário de Brasília
Corrida 2 – Domingo          6:10 Horário de Brasília
Corrida 3 – Domingo          11:35 Horário de Brasília
O brasileiro tem Patrocínio da Drugovich/Mahle/Noma, três empresas que entendem e acreditam também no Automobilismo como forma de promover países, tecnologias e qualidade de vida
 Sobre a Drugovich - A história da Drugovich teve início em 1964 e hoje atende milhares de clientes em todo o território nacional.
 A Drugovich Auto Peças trabalha com mais de 13.000 itens das linhas SCANIA, VOLVO, MERCEDES-BENZ E IVECO e além desse mais de meio século de credibilidade, tem uma rica história no Automobilismo Brasileiro. Os tios de Felipe correram e venceram na Formula Ford e na Formula Truck da qual foram pioneiros e garndes incentivadores. Isso porque no Automobilismo também a Qualidade vem em primeiro lugar, assim como a busca sem fim pela melhoria contínua.
 Sobre a Mahle - A MAHLE GmbH é uma empresa alemã de peças automotivas e está presente com fábricas na Alemanha, Brasil, Estados Unidos, China, Mexico e India. Tanto no mercado das montadoras como no mercado de reposição tem presença marcante em todas as regiões do Brasil. No mundo, a MAHLE está listada entre as 10 maiores empresas do ramo.
 Sobre a Noma - Fundada em 1967, em Maringá no Paraná a empresa é hoje uma das cinco maiores fabricantes de implementos rodoviários da América do Sul, reconhecida no Brasil por oferecer as carretas mais leves e robustas do mercado. Atualmente, sua estrutura conta com 1.400 colaboradores que atuam em uma planta industrial com mais de 175 mil metros quadrados, sendo 40 mil de área construída.

Sobre Felipe Drugovich
 Campeão Brasileiro de kart - Cadete - 2011
Campeão da Copa Brasil de kart - Cadete - 2011
Campeão da Copa Brasil de kart - Super cadete - 2011
Campeão da Copa Brasil de kart - Junior menor - 2012
Campeão Super Kart Brasil 7 - Junior menor - 2012
Campeão Super Kart Brasil 8 - Junior menor - 2012
Vencedor Capacete de Ouro - Revelação - 2012
Campeão Super Kart Brasil 13 - Junior - 2013
2° lugar WSK Champions Cup (1° etapa) - KFJ - 2015
2° lugar WSK Super Master Series (3° etapa) - KFJ - 2015
2° lugar Campeonato Europeu de kart (3° etapa) - KFJ - 2015
4° lugar Campeonato Alemão de Fórmula 4 ADAC 2016 (rookie) - F4 - 2016
1° lugar na etapa de Dubai do MRF challenge - F3 - 2016
Fotos Crédito: Giovanni Cuna www.cunaphotos.it

Giovanni Cuna
Clique na imagem para fazer o Download...
Três vitórias só no Campeonato Alemão
Alta | Web
Giovanni Cuna
Clique na imagem para fazer o Download...
Maior número de voltas (55) na liderança
Alta | Web
Giovanni Cuna
Clique na imagem para fazer o Download...
E seis vezes no pódio
Alta | Web
Giovanni Cuna
Clique na imagem para fazer o Download...
Os adversários mostram respeito
Alta | Web
Giovanni Cuna
Clique na imagem para fazer o Download...
E a mídia européia já está de olho
Alta | Web
Carlos Lua Cintra Mauro
Tel. + 55 11 98282-9388
textobras@textobras.com