Olá todo mundo,
Hoje estreia aqui no site da Race TV uma Coluna Semanal - No Mundo do Lua - que vai falar do mundo maior que envolve as competições esportivas. Na verdade vou falar de tudo aquilo que envolve a nós mesmos, portanto de tudo aquilo que então reflete diretamente nas competições esportivas. Voltem sempre a cada próxima 5ª feira.
Um abraço do,
Carlos Lua
O Papel de Cada Um
Desde que o ser humano deixou de se comunicar apenas por gestos ou sons a arte de transmitir ideias, dados e informações ganhou diferentes instrumentos. Todos eles formam o que convencionamos chamar de mídia, o conjunto de canais apropriados para guardar, incrementar e difundir o que se pensa e faz. Cada um deles, então, tem um papel que a princípio era bem definido, mas que com o passar do tempo mostra cada vez menos a sua propensão em seguir uma rígida estrutura.
A TV
Veja a TV, por exemplo, que aberta, via cabo, via satélite ou via Internet cumpre funções e objetivos diferentes para as suas crescentes audiências. Peguem o exemplo da Race TV que começou como instrumento de marketing e hoje caminha a passos largos para consolidar o nicho que ela própria criou. Uma espécie assim de novo papel para a mídia, já que não existia e foi inventado para mudar a história.
Então vou eleger o papel como nosso veículo da semana de hoje e fazer um tributo àquele veículo que tornou possível todos os outros. É que no Papel nasceram os projetos todos dos veículos que mais se destacam. Hoje em dia, o uso dos computadores para escrever ou para desenvolver desenhos tirou do papel o seu "papel" único e insubstituível no processo. Desde que foi inventado na China há mais de 1900 anos atrás (primeiras referências do ano de 105 da era Cristã) o Papel não pode mais ser questionado e desafiado como talvez a maior das contribuições para o desenvolvimento da humanidade.
A Imprensa
Com a invenção da imprensa, então, em 1455 (foi quando Gutenberg imprimiu as primeiras 200 Bíblias usando o método que com alterações mínimas, é usado até hoje) a necessidade do papel aumentou tremendamente. Pouco depois a introdução do papel-moeda aumentou ainda mais a sua demanda que continua crescendo quanto mais cresce a nossa sociedade global. Só para vocês terem uma ideia, no início do século passado (o século 20) cada habitante da Terra consumia um total de 5KG de papel por ano, hoje, nesse novo século (o século 21) já somos responsáveis, cada um de nós, por 1000KG anuais de papel. Vamos cuidar de respeitá-los e reciclá-los com sabedoria.
Os Papéis Especiais
Dos de embrulho ao dos circulantes, passando pelo higiênico, pelo papelão das embalagens, pelo guardanapo, pelos enfeites de festa, pelos cartões de Natal e Boas Festas, pelos embrulhos dos presentes, por todas as resmas que usamos nas impressoras e copiadoras, por todos os especiais usados na impressão dos livros de arte, dos tíquetes de passagens aéreas, dos jornais e das revistas que povoam nossas vidas sempre mais intensamente. E lá continua o velho e bom Papel feito ainda pelo mesmo processo de sempre e que ainda vai continuar dominando o mundo por muito tempo, mesmo com o crescimento do email, da Internet, das redes sociais, do CAD e mesmo depois do avanço dos "papéis eletrônicos". Isso porque por maiores que sejam os avanços ainda pensamos usando uma estrutura que nos ensinou o Papel. Mas isso é história para passar a limpo em um novo pedaço de papel, numa próxima oportunidade. Até lá aproveitem para assistir tudo na Race TV, seu papel, como sempre, é especial em todo o processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário