Máquina do Tempo
Quero pular dentro de uma máquina do tempo que me leve de volta ao ano de 1951. Mais precisamente ao Domingo de 7 de Outubro de 1951, ao Aeródromo de Brough (pronuncia-se brûf) na região de Yorkshire na Inglaterra onde Eric Brandon, com uma segunda colocação se tornou o primeiro Campeão da Formula 3 do Reino Unido.
Bravo mundo novo
Falar em viagens no tempo (graças a H.G. Wells autor de A Máquina do Tempo, publicada em 1932 e um ilustre habitante de Woking de onde escrevo esta coluna) e falar da habilidade que elas têm de colocar você justamente no olho do furacão de bravos mundos novos. As provas de Automobilismo em 1951 estavam fazendo uma revolução técnica e promocional, com a disputa pelo segundo ano consecutivo do Campeonato Mundial de Formula 1, atraindo cada vez mais atração interncional e revelando Juan Manuel Fangio para o mundo com o seu primeiro título. Puxa! Foi necessária muita paixão para fazer, formatar e entrar neste bravo mundo novo. E falando nisso um outro nativo da região de Surrey (na verdade da cidade de Godalming, meros 11 km ao sul de Woking) me deu a idéia para o título de parágrafo. Que artigo privilegiado.
A História acontecendo
Depois de Eric Brandon (e de seus colegas em Broufh) existe uma infinita e inquestionável lista de Campeões e vencedores de provas da F3 britânica que, em mais de uma maneira, moldaram o Automobilismo mundial. Jackie Stewart, Emerson Fittipaldi, Carlos Pace, Derek Warwick, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Mauricio Gugelmin, Johnny Herbert, Rubens Barrichello, David Coulthard, Steve Robertson, Gil de Ferran, Jan Magnussen, Mario Haberfeld, Antonio Pizzonia, Nelson Piquet Jr, Jayme Alguersuari e Daniel Ricciardo. Quantas memórias esses nomes todos não trazem? Cortesia da F3 Inglesa.
Nós somos do mesmo estofo de que são feitos os sonhos.
O que nos traz ao escritor final de hoje (um certo William Shakespeare) alguém de uma outra era ainda do que os nossos heróis de 1951 e de um lugar bem longe de nossa área (160 km) chamado Stratford upon Avon. O que nos lembra de pneus (os pneus Avon foram comprados pelos pneus Cooper que equipam a F3 Britânica de 2010), mas este é um outro sonho que vamos usar em outro sono em outra Máquina do Tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário