Sainz e Nasser perseguição e respeito |
GP das Dunas do dia 11/1/11 |
No GP de Copiapó Sainz vence pela quinta vez.
A 9ª Etapa desse Dakar 2011 foi literalmente um Grande Prêmio realizado em um circuito de 207 km (reduzidos dos originais 235km) nas dunas que circundam o vale de Copiapó. Depois de 2h 14m 39s cruzaram a linha praticamente lado a lado (4s de diferença apenas) os Race Touareg 3 #302 da dupla Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk e #300 da dupla Carlos Sainz/Lucas Cruz. Só que Carlos/Lucas tinham largado 2 minutos atrás de Nasser/Timo e portanto foram os vencedores deste numérico GP das Dunas do dia 11/1/11, mas Nasser mantém o seu Race Touareg em primeiro na geral. Em terceiro, completando o pódio mais uma vez, mais um VW Race Touareg o #308 de Giniel De Villiers/Dirk Von Ziztewitz que ocupam também a 3ª posição na classificação geral.
Race Touareg 3 - De Villiers/Ziztewitz |
Race Touareg 3 - Miller/Pitchford |
Sainz venceu pela quinta vez saltando, pulando (o maior pulo registrado pelos sensores do Race Touareg 3 de Carlos Sainz foi de 15,43 metros) e não economizando no ataque. Suas vitórias somadas às três vitórias de Nasser eleva o número de vitórias VW Race Touaeg 3 para oito, contra apenas uma do seu maior rival a dupla francesa Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret do #301 BMW X3. Na briga pela classificação geral os três primeiros lugares da Volkswagen parecem seguros e o 4º, lugar ainda possível, está a uma hora de distância da dupla Race Touareg #304 Miller/Pitchford.
Nasser em destaque e sempre perseguido |
E eis que chegamos a Fiambalá
Amanhã depois de atravessar de volta os Andes (a apenas 4750 m de altitude, contra os 4860 metros da vinda) os competidores enfrentam a especial que não os deixam dormir sossegados desde o início: aquela das dunas brancas de Fiambalá. Dunas menores do que as de hoje, mas de areia muito mais fofa, quente e de uma quantidade razoável de fesh-fesh, localmente conhecido como guadal, aquela areia tipo talco. Sorte de quem parte atrás já que mais uma vez o abre-alas sofre para encontrar o melhor caminho como aconteceu hoje com Nasser que foi ultrapassado por Sainz no início (quando inclusive teve um pneu furado) e depois voltou a recuperar terreno na zona final das dunas.
Lá vem o Brasil mostrando vocação nas dunas.
Jean Azevedo partindo no bloco da frente (as motos largaram em grupos) se perdeu junto com o líder Coma, mas mantém a 9ª posição geral e é líder em sua categoria. Guiga Spinelli/Youssef Haddad tiveram um dia melhor do que ontem, fizeram 8º e seguem em 9º na geral. Marlon Koerich/Edu Cavassin vão deixando a sua marca completando em 16º lugar e subindo para 12º na geral e para o 1º lugar entre os estreantes e já posso adiantar que tem gente de olho neles.
Amarok no Km 20 e daqui de volta |
Amarok na especial
Mas o ponto alto de hoje foi a largada das Amarok da imprensa na especial, logo depois do último caminhão. Fizemos apenas os 10% iniciais do percurso, sofremos na pele as dificuldades e trazemos no corpo um cansaço dez vezes maior desses que já somam mais de 30 horas de competição desde a largada em Buenos Aires. Parabéns a eles e parabéns à Amarok que enfrentaram dois desafios concomitantes: os dunas e os marinheiros de primeira viagem.
....e de volta marinheiros |
Carlos Lua direto de San Francisco de la Selva de Copiapó (esse é o nome certo do lugar)
Textobras
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário