quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Esmaltec - Uma idéia original, somada a uma eficiente execução, gera resultados impactantes




A Esmaltec conquista consumidores de todo o Brasil ao apostar em um concurso cultural onde histórias reais dão o tom da interatividade


Fortaleza, Ce, 14 de setembro - No começo era apenas uma idéia, que virou uma ação de marketing em pontos de forte fluxo de convergência de pessoas e gerou resultados que criaram um senso comum de que era possível mais. Depois, tudo isso foi reinventado e desenvolvido para o universo online, e foi assim que nasceu um bem sucedido case de marketing digital que, a partir de um concurso cultural, alcançou números de forte expressão nacional.


Você Pode Contar
Era agosto de 2010 quando a Esmaltec lançou a campanha "Você Pode Contar", cujo objetivo era enfatizar o compromisso da marca em oferecer sempre o melhor: seja em qualidade de produtos, em preço justo, em praticidade, e o que mais for importante para atender as expectativas do consumidor da marca. Seguindo nessa direção a campanha levou à mídia nacional histórias reais de pessoas comuns e a relação delas com seus eletrodomésticos. Em seguida, foi desenvolvida uma ação de marketing denominada Tribuna Esmaltec, na qual a Esmaltec foi às ruas ouvir histórias de todos, deu prêmios às melhores, e criou um hotsite: www.vocepodecontar.com.br.

Compartilhar uma história pessoal é algo que a gente só conta para quem confia.
Quando o hotsite foi criado surgiu a percepção de que algo diferenciado poderia ser feito, com as ferramentas certas o universo online permitiria que mais pessoas compartilhassem suas histórias, porque havia uma cumplicidade nítida entre marca e público e isso vai além do valor de um prêmio.



Parceria fundamental
Para somar idéias e agregar força à mídia online, a Esmaltec solicitou à Acesso Comunicação a redefinição do conceito "Você Pode Contar" para aproximar-se ainda mais de seu público. Para tanto, criou um concurso cultural e buscou na Editora Abril um parceiro que pudesse alavancar a plataforma de mídia ideal, que uniu o universo digital a força de revistas com importante audiência nas classes B e C.

Atenta, ao cliente e a proposta, a Editora Abril desenvolveu uma plataforma não apenas de integração de mídia digital e impressa, mas de oportunidades.
1º O Hotsite "Você Pode Contar" passou a ser hospedado dentro do Portal MdeMulher. Nele concentram-se todas as informações do concurso.
2º Anúncios e Teasers foram divulgados em 5 grandes revistas: Ana Maria, Viva!, Contigo, Máxima e Minha Casa.
3º Peças publicitárias também foram postadas nos sites Contigo, Casa.com e MdeMulher.
4º Para arrematar a integração impressa e online, uma ampla ação em redes sociais complementava a divulgação e fomento ao convite à participação, votação e resultados.


Os resultados
Cada participante cadastrou apenas uma história com até 1000 caracteres e na condição de estar dentro de apenas um dos três temas definidos por regulamento. Não poderiam haver citações nem à marca Esmaltec, nem às revistas da Editora Abril. A 1ª fase do concurso aconteceu de 1º de junho a 29 de julho de 2011 e comprovou, em números, o sucesso de audiência, recall e envolvimento conquistado pela ação.

Foram cadastrados mais de 5 mil depoimentos
Gerados mais de 670 mil votos
Fonte: Bando de Dados Hotsite concurso cultural - www.vocepodecontar.com.br

Que resultaram em mais de 144 mil visitas no hotsite
Com 455 mil pageviews
110 mil unique visitors
E 3 minutos de tempo médio de navegação no hotsite

Fonte: Google Analytics - Julho 2011

Considere ainda mais de 2,3 mil cliques via campanha twitter.
Fonte: encurtador de URL Google - Julho 2011

Alie a 4 milhões de revistas circuladas
Fonte: média IVC Janeiro - Dez 2010
 
E mais de 51 milhões de impressões das peças online
Fonte: OAS - Editora Abril

Entenda o Concurso
1ª fase 
Quem topou participar, foi até o hotsite, fez seu cadastro e enviou um depoimento único, no qual pôde compartilhar desde suas experiências com eletrodomésticos até emoções, expectativas e sonhos. Os 50 depoimentos mais votados, por votação popular, seguiram para a segunda fase do concurso. Dentre estes 50, os sete mais votados ganharam um gelágua.

2ª fase
A segunda fase começou no dia 1º de agosto e segue até 23 de setembro, ela selecionará os vencedores. As melhores histórias concorrem a três cozinhas Esmaltec e três viagens à Fortaleza, Ce.
Para saber mais acesse: www.vocepodecontar.com.br 

Quem vai ser premiado?
Gente de todo o Brasil, das mais diversas classes sociais e com as mais variadas histórias e percepções.

Quem ganha com isso?
A relação entre marca e consumidor foi fortalecida através da valoração de pessoas que se dispõe a confiar e compartilhar com a Esmaltec suas experiências de vida e expectativas.
Os números acima comprovam que uma boa idéia, que valora a realidade aliada a uma plataforma de marketing eficiente, pode sim fazer de histórias reais e pessoas comuns um case de ótimos resultados publicitários. E que a internet como base de integração, somada a plataformas de sustentação, pode alcançar números cada vez mais abrangentes e eficientes em impactar público e fortalecer imagens.

A campanha segue em sua segunda fase, onde as três melhores histórias serão escolhidas e premiadas.

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