Abre para o público em geral, neste sábado dia 11, o Chicago Auto Show, apesar de muitos holofotes jogados sobre o futuro da indústria com a invasão dos carros elétrico e híbridos, são apenas 21 os representantes em Chicago
Texto: Carlos Lua
Fotos: Chicago Auto Show
2030? 2025? Antes até, dizem alguns futurólogos! O carro com motor a combustão está caminhando para o seu fim! Mas ao analisar o que vai ser visto de perto no maior salão da América do Norte ainda tem muita briga pela frente, antes de condenar à extinção os consumidores de combustíveis fósseis não renováveis.
Nessa disputa de fronteiras ainda pouco definidas estão:
- a) de um lado os que junto aos encarregados de imaginar o futuro e perceber os sinais das mudanças estão aqueles preocupados em resolver assuntos de curto prazo. Sim, porque reduzir custos e pesos das baterias é fundamental para diminuir os custos de produção dos híbridos e dos elétricos. De outra parte
- b) a indústria do petróleo continua fazendo pesquisas e investimentos como se os elétricos não existissem, montados nesse seu mercado quase que exclusivo com amis de 100 anos de existência.
Argumentos fortes existem de ambas as partes. Desde a comparação imediata das 2000 partes móveis dos C (Veículos com Motores a Combustão) contra apenas 20 dos E (Veículos com Motores Elétricos) a eficiência que coloca 21% de C ao lado de 95% de E. Por enquanto E ainda é bem mais caro e pesado do que C, que ainda não vai tão longe e nem tem tantos postos de abastecimento.
Para o Repórter Expo lembra muito a história do disco de vinil frente ao MP3, ou das câmeras com filmes enfrentando as câmeras digitais. Vai sempre existir uma fatia de puristas, saudosistas e românticos que preferem o como era que junto com as imperfeições trazia caráter, personalidade e referência histórica. E ainda mais o aparecimento de um enorme contingente de novas companhias de tecnologia que estão mudando o seu foco para a indústria de automóveis. A começar pelos fabricantes de computadores, certos de que os novos carros não são nada mais do que PCs sobre rodas, da propulsão à condução. E nem falamos ainda das companhias de telecomunicação, softwares e outros que estão prontos para inundar o mercado com suas ideias. Ou da contribuição da indústria cinematográfica que no seu mais recente sucesso, La La Land, fez até de protagonista o híbrido Toyota Prius.
Não podemos deixar de lembrar ainda da necessidade cada vez mais frequente de espaços para estacionamento desses veículos. Um número a ser levado em consideração no momento em que veículos compartilhados começam a ganhar dos veículos individuais. O numero segundo o estudo da Universidade de Stanford que diz que passaremos de 10% de uso dos veículos com 90% de estacionamentos, para 90% de uso dos veículos com apenas 10% de estacionamento. É a inversão simples e pura do tempo de uso x tempo parado.
São novos e emocionantes tempos que temos pela frente, prontos para assistir a esse embate de gigantes. E se o Chicago Auto Show é um dos rounds dessa batalha não podemos analisar de outra maneira como uma vitória dos C (veículos com Motores a Combustão). Pelo menos no mercado norte americano a necessidade das grandes pick-ups, das SUVs potentes, das Vans familiares e dos Muscle Cars ainda são a maioria. Em um salão com mais de 1000 carros, apenas 21 são híbridos, elétricos ou afins. E com a mais uma vez sentida ausência da Tesla, uma das maiores se não a maior porta bandeiras dos Elétricos. Continua valendo então, por enquanto, o Ladies and Gentlemen Start your Engines!
Híbridos (as especificações e os preços ainda devem ser confirmados durante o Salão de Chicago)
Chevrolet Volt
Motor Elétrico + Motor Combustão 4cil 1.5 - 150HP - 22.2km/l
Preço estimado U$ 35 000,00
Ford C-Max
Motor Elétrico + Motor Combustão 4cil 2.0 - 141HP – 18.0 km/l
Preço estimado U$ 25 000,00
Hyundai Ioniq
Motor Elétrico + Motor Combustão 4cil 1.5 - 139HP – 22.1 km/l
Preço estimado U$ 28 000,00
Lexus CT
Motor Elétrico + Motor Combustão 4cil 1.8 - 134HP – 18.5 km/l
Preço estimado U$ 32 000,00
Toyota Prius
Motor Elétrico + Motor Combustão 4cil 1.8 - 121HP – 25.0 km/l
Preço estimado U$ 25 000,00
Toyota Prius C
Motor Elétrico + Motor Combustão 4cil 1.5 - 121HP – 21.0 km/l
Preço estimado U$ 20 000,00
Toyota Prius V
Motor Elétrico + Motor Combustão 4cil 1.8 – 134 HP – 19.0 km/l
Preço estimado U$ 27 000,00
BMW i8
Motor Elétrico + Motor Combustão 3cil 1.5 bi turbo – 357 HP – 32.3 km/l
Preço estimado U$ 140 000,00
Elétricos
BMW i3
Motor Elétrico 170 HP – 52.6 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 44 000,00
Chevrolet Bolt EV
Motor Elétrico 170 HP – 53 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 37 000,00
Fiat 500e
Motor Elétrico 111 HP – 51.5 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 32 000,00
Ford Focus Electric
Motor Elétrico 143HP – 47 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 30 000,00
Kia Soul EV
Motor Elétrico 109HP – 47 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 36 000,00
Mercedes-Benz B-Class
Motor Elétrico 177HP – 36 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 40 000,00
Mitsubishi i MiEV
Motor Elétrico 66HP – 53 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 23 000,00
Nissan Leaf
Motor Elétrico 107HP – 53 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 31 000,00
Smart Fortwo Electric Drive
Motor Elétrico 80HP – 52 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 26 000,00
Volkswagen e-Golf
Motor Elétrico 134HP – 53.5 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 34 000,00
Com Célula de Energia (Converte Hidrogênio em Eletricidade)
Honda Clarity
Motor Elétrico 130HP – 30 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 60 000,00
Hyundai Tucson Fuel Cell
Motor Elétrico 134HP – 23 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 50 000,00
Toyota Mirai
Motor Elétrico 153HP – 28,4 km/l (Equivalente)
Preço estimado U$ 57 000,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário