Hoje é o terceiro dos 3.653 dias mais importantes das nossas vidas.
Começou no dia 11 de maio de 2011, a Década de Ação para Segurança (2011-2020) nas ruas e estradas. Uma campanha da FIA (Fedération Internationale de l’Automobile), da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da ONU (Organização das Nações Unidas) que está chamando Clubes, Federações, Governos, motoristas, passageiros, pedestres, todos, enfim, para um engajamento nunca antes visto. O motivo é simples e nobre, apenas juntos podemos diminuir os números alarmantes que mostram mais de 50 milhões de pessoas feridas anualmente em acidentes em todo o mundo, mais de 1,3 milhões dos quais, morrem. A hora de começar é agora, porque só trabalhando em equipe podemos salvar 5 milhões de vidas nesse período.
Parece muito tempo, mas não é.
Temos pela frente apenas 521 semanas para pensar, planejar, prever, entrar em ação e criar maneiras de salvar as vidas perdidas nos acidentes de trânsito. Trabalhando sem descanso para dar melhores condições às vias, aos veículos, àqueles que estão atrás dos volantes e aos milhões que vão andando nas cidades.
Antes de educar, precisamos porém conscientizar ou então fazer como o Autódromo de Interlagos: arregaçar as mangas, servindo de palco para que cursos de direção eficiente, competente e defensiva (Centro de Pilotagem Roberto Manzini, Porto Seguro,Renault, CEPA etc etc etc), tanto de motos como de carros, formem mais de 40 mil condutores (na última década) mais conscientes, hábeis e capazes de evitar acidentes (redução em até 38% no índice de abalroamento traseiro como já obtido pelo Curso da Porto Seguro para jovens de primeira carta na faixa de 18 a 24 anos ministrados pelo Centro de Pilotagem Manzini aqui em Interlagos).
Se o problema for abordado cedinho.
Mas tratar de quem já está nas ruas é apenas parte do processo e Interlagos está usando os exemplos para incutir nas crianças a partir de 6 anos de idade os conceitos básicos da velocidade. É assim que o seuprograma RAVEL – Raciocinando em Velocidade procura transmitir para os atuais pedestres e futuros condutores o que deve e pode ser feito para diminuir esse flagelo que só no Brasil, ceifa mais de 45 mil vidas todos os anos.
Mas lembrem-se, restam apenas 87.000 horas.
"Daqui a pouco já é tarde" como diria a voz popular. Não podemos perder nem uma hora sequer com o risco de assistirmos passivamente à morte de 5 brasileiros nesses 60 minutos de desatenção. O Autódromo de Interlagosentrou de corpo e alma nessa campanha, exatamente um dia antes de cumprir 71 anos de idade, porque sabe que não existe presente maior do que agir para garantir que todos vivam melhor nas ruas e estradas. Parabéns pra todos os que já aderiram e para os que ainda têm 300 milhões de segundos para tomar uma atitude. Mas tem que ser rápido porque entre o momento que você começou a ler este texto e agora já passaram quase 300 segundos. É... O tempo voa mesmo!
http://www.actionforroadsafety.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário