quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Rally dos Sertões 2011 - Já dizia Pessoa: Navegar é preciso!


Porém, o Rally dos Sertões avisa: Navegar é imprescindível

São Paulo, SP, 3 de agosto - Há apenas uma semana do início do Rally Internacional dos Sertões, já falamos sobre a evolução dos carros, dos favoritos ao titulo deste ano e muito mais, porém lembre-se que o trabalho das equipes cria ingredientes de equilíbrio para a edição 2011 do Rally dos Sertões. E além do apoio mecânico, básico para garantir um veículo apto a disputa intensa e desgastante de um rally, um outro fator decisivo para a vitória é a boa navegação. Nos 4.026 quilômetros que vão ligar Goiânia a Fortaleza, muitas armadilhas esperam pelos competidores. Decisão rápida e uma boa orientação fazem a diferença a favor de um bom navegador.


Conceito
Navegação é a ciência ou a arte de planejar e executar uma viagem de um ponto de partida até seu ponto de destino.
No rally, esses artistas também são chamados de co-pilotos e têm como uma das missões conduzir a dupla pelo roteiro exato da prova, evitando qualquer perda de tempo. Para isso, são utilizados instrumentos como o livro de bordo fornecido pela organização que indica com desenhos e números o caminho a ser percorrido. O auxílio de hodômetros com um índice de precisão maior do que os utilizadoz nos carros de rua e do GPS também ajudam o navegador a se orientar.




Entrosamento
Nos carros e caminhões de rally, o importante é andar rápido e pelo caminho certo. O entrosamento ajuda a dupla a atingir o objetivo. Uma boa relação entre piloto e navegador é a garantia, na maioria das vezes, das grandes vitórias. Saber ouvir e interpretar as informações passadas pelo navegador e ter tranquilidade para colocá-las em prática, podem botar o piloto no lugar mais alto do pódio na chegada em Fortaleza.



E nas motos e quadris?
Nas motos o piloto também navega, porém a planilha dele é diferente. Menor e adaptável ao Road book fixado no guidon. "Na moto você tem que fazer as duas funções simultaneamente, guiar e navegar, e claro isso rouba um pouco de atenção de uma das funções. No carro, ao dividir o trabalho com o navegador, o piloto concentra-se apenas em guiar e consegue apurar melhor seu resultado. Na moto você depende só de você para controlar todas as situações, no carro é diferente. 


"Eu prefiro ter o Bina do meu lado navegando do que estar só na moto", confessa Jean Azevedo, Pentacampeão nas motos no Sertões, Campeão nos carros da Categoria Protótipo e sempre um forte candidato ao titulo
Protagonistas
Navegadores vencedores e experientes vão estar disputando a edição 2011 do Rally dos Sertões. Destaque para o paranaense Emerson Cavassin e o paulista Youssef Haddad, co-pilotos com experiência internacional. Deco Muniz, Marcos Macedo, Eduardo Bampi, Lourival Roldan, Beco Andreotti, Flávio Marinho, Rafael Capoani, Rogério Almeida e Stanger Eller carregam o peso de várias edições do Rally dos Sertões na bagagem. Nos caminhões, Solon Mendes, Rodrigo Melo e José Papacena levam também vitórias na geral do maior rally do Brasil.

Protagonistas para grandes disputas não vão faltar. 

Atendimento à imprensa:



Zarhi El Malek/ Carlos Lua Cintra Mauro
Tel. + 55 85 8120-0123
Tel. + 55 11 8282-9388
dunas@textobras.com


REALIZAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário