Começa neste próximo final de semana
(24/25 de março) no Circuito de Sepang, em Kuala Lumpur na Malásia, a Temporada
2012 da GP2 Series, último degrau a ser percorrido antes da chegada de um
piloto à Formula 1. É a 8ª Temporada da categoria responsável por 50% do grid
da F1 em 2012.
Para Felipe Nasr é uma estreia há
muito esperada e que acontece naquele que é apenas o seu 4º ano em competições
de auromóveis!
Será sem dúvida um ano difícil, de
aprendizado, disputado contra concorrentes que, só na categoria GP2, já têm até cinco anos de experiência.
O Perfil do Circuito
Rápido e moderno o circuito de
Sepang foi inaugurado em 1999 e oferece um piso com boa aderência, mas que
ultimamente começa a apresentar algumas ondulações.
O layout da pista
Duas retas relativamente longas e
curvas de alta velocidade mais curvas compostas, pedem um acerto de carro de
média para alta pressão aerodinâmica. Um circuito onde cuidar do estado dos
pneus é fundamental.
Os fatores mais importantes: calor e
umidade
Mas a peculiaridade mais importante
de Sepang é o calor. Carros e pilotos (temperaturas de corpo registradas de até
40º graus) devem ter a habilidade de lidar com o calor opressivo e disso
depende um bom resultado final.
Muitas vezes também as chuvas
torrenciais podem influenciar na prova, o importante é a habilidade de manter a
concentração nessas variáveis extremas.
O que poucos sabem
Kuala Lumpur traduzido literalmente
quer dizer “estuário lamacento”. O circuito foi construído em uma área
pantanosa de 1,000,000 m2, um fator que muitas acreditam ser responsável pelo
aumento das irregularidades no piso do circuito. Alguns acham que a pista pode
estar literalmente afundando.
Localização: Kula Lumpur
População: 1,55 milhões de habitantes
Moeda: Ringgit (1=0,6 Reais)
Hora Local: Hora de Brasília + 11 horas
Idiomas: Bahasa, Melayu, Chinês e Inglês
Religiões: Muçulmanos 52%, Budistas 17%, Taoistas 12%, Cristãos
8%, Tribais 2%
Horários do Brasil
Sexta-feira,
23 de março
1h00: treino livre
4h55: classificação
Sábado, 24 de março
0h00: corrida 1 (170 km ou 60 minutos de duração) Ao vivo no SporTV2
Domingo, 25 de março
2h15: corrida 2 (120 km ou 45 minutos de duração) Ao vivo no SporTV2
1h00: treino livre
4h55: classificação
Sábado, 24 de março
0h00: corrida 1 (170 km ou 60 minutos de duração) Ao vivo no SporTV2
Domingo, 25 de março
2h15: corrida 2 (120 km ou 45 minutos de duração) Ao vivo no SporTV2
Comprimento do Circuito: 5,543 metros
Corrida 1: 31 voltas –
171,833km
Corrida 2: 22 voltas –
121,946km
Como é um final de semana
- Uma sessão de treinos de 30
minutos
- Uma sessão de classificação de 30
minutos
- Duas corridas
Chassis: Dallara GP2/11
Motor: Mecachrome/Renault 4L V8
Pneus: Pirelli em quatro especificações: Super Macio, Macio,
Médio e Duro. Pré determinados e escolhidas duas delas pela Pirelli, antes do
final de semana.
Novo regulamento 2012:
- Cada piloto tem direito a quatro
(4) jogos de pneus de seco no final de semana
- Três da especificação “prime” (o
mais duro dos escolhidos pela Pirelli para aquele final de semana) e dois da
especificação “option”(o mais macio dos escolhidos pela Pirelli para aquele
final de semana).
- Terá ainda à disposição três jogos
de pneus de chuva
- Como sempre terá que ter um jogo
novo de “prime” guardado, para usar na corrida curta de domingo.
- No entanto poderá escolher
entre os restantes dois sets de “prime” e um set de “option” para usar no Treno
Livre ou na Classificação ou na corrida longa de Sábado
- Um pit
stop compulsório durante a Corrida 1 (longa de sábado) exige a troca de no
mínimo dois pneus. Esse pit stop só pode ser feito depois do piloto ter
completado no mínimo seis (6) voltas.
Classificação
e Pontuação
- A
classificação determina o grid da Corrida 1 e quatro (4) pontos serão
concedidos ao autor da Pole Position
- Os 10
primeiros colocados marcam pontos (25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1) com dois
(2) pontos a mais sendo concedidos para o autor da melhor volta da prova
- O grid da
Corrida 2 é determinado pela ordem de chegada da Corrida 1, com as oito (8)
primeiras posições invertida. Na Corrida 2 não são permitidos pit stops.
- Os oito
primeiros classificados na Corrida 2 receberão pontos (15, 12, 10, 8, 6, 4, 2,
1) e dois (2) pontos serão concedidos ao autor da volta mais rápida da
prova. Qualquer piloto não classificado entre os 8 (oito) primeiros, ou que não
largou do grid na sua posição original, ou mudou de pneus durante a Corrida 2
(por alteração das condições climáticas) não terão direito aos pontos
concedidos para a volta mais rápida.
Boa corrida
para todos!
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