De vício, a preguiça passa a necessidade nessa Etapa Descanso do Dakar.
Etapa de descanso Dakar 2014 Preguiça por Quino |
Pilotos, navegadores, mecânicos de bordo tiraram um dia para não fazer nada, a não ser renovar as energias e pensar no que fazer nas sete etapas que faltam para chegar ao final em Valparaíso.
O que já aconteceu?
Já foram seis etapas no primeiro tempo, com uma delas caindo como um tsunami sobre os concorrentes todos e alterando de forma significativa as classificações entre os carros, bastante entre os Quads, um pouco entre as motos e praticamente nada entre os Caminhões.
Faltam sete etapas no segundo tempo e seguindo a disposição do Etienne Lavigne, Diretor Geral do Dalkar, prometem surpresas. É que Lavigne parte da definição de que o Dakar “É um evento que se move sempre e evolui de forma permanente” e como ele mesmo não para nunca (nem neste sábado de pseudodescanso) o Dakar continua em ebulição controlada, mesmo estando aparentemente parado.
O que fazer o dia inteiro hoje?
Ficamos todos, confesso, um pouco com aquela sensação de cachorro que latiu para o carro que passava e o carro parou. Fazer o que agora? Sugestão: Vamos fazer um pouco de nada, nem mesmo uma lista onde apareça apenas “coisa nenhuma” como item único.
etapa de Descanso Dakar 2014 O raríssimo selo Sueco Treskilling |
Em um dia em que nem mesmo alguém muito interessante tenha escolhido como aniversário (a não ser ter nascido em 1850 Phillipe Ferrary considerado o maior filatelista de todos os tempos que juntou a mais impressionante coleção de selos jamais existente), vou me dedicar a trabalhar no meu novo site, o www.procarstinar.com.br, que prometo que no próximo dia de folga ponho no ar. Depois, tá?
Voltando ao Dakar de 2014 que parece cada vez mais catalão
Mesmo com muita gente motivada e dedicada a não fazer nada, nós aqui estamos já que mesmo quando você tira um dia de folga do Dakar, o Dakar não tira folga de você. Como será a segunda semana? O que se esconde por trás do Atacama, da altitude, dos Andes e do fesh-fesh? Será que os MINI vão continuar arrasando e dominando como nunca? Será que a pick-up (bakkie na África do Sul, Ute na Austrália e Nova Zelândia, Truck nos Estados Unidos e Camionete para nós) Toyota da dupla GdV/DvZ (Genie De Viliers/Dirk Von Zitzewitz consegue aprontar uma surpresa? Será que o Mr Dakar Stephan Peterhansel tem fôlego e tempo para descontar 33m de atraso? El Matador eo Príncipe do Qatar já estão muito longe respectivamente com seu buggy SMG e seu MINI para ambicionar alguma coisa. Ou será mesmo a primeira consagração entre os carros de Nani Roma? E a nossa dupla brasileira Guiga Spinelli/Youssef Haddad de Mitsubishi, consegue chegar entre os 10 primeiros. Vamos apostar e torcer que sim.
Situação parecida com Marc Coma na sua KTM levando 42m de vantagem sobre seu conterrâneo Barreda Bort de Honda e pronto para vencer o seu 4º título? “Catalunya més que mai!”
Nos Quads é América do Sul contra a Polônia
LaFuente do Uruguay e de Yamaha vai 22m à frente de Sonik da Polônia e Yamahá também, que por sua vez tem 2m de vantagem sobre Casale do Chile e outra vez Yamaha. Qual dos três vai levar a marca do diapasão a mais uma vitória entre os quadriciclos?
O holandês DeRooy de Iveco cara comprida com 29m de vantagem sobre o russo Karginov de Kamaz cara curta.
Quatro disputas de tirar o fôlego para os últimos sete dias de Dakar.
Mas só a partir de amanhã, que hoje ninguém é de ferro.
Tá bom, tá bom antes aqui o que está reservado na etapa de amanhã
Todos preparados para o domingão?
Um loop de 500 km (Salta-Salta, seria uma grande homenagem aos cangurus?) vai exigir das equipes suas capacidade de mudar o ritmo. Depois dos terrenos acidentados no início do dia, vamos registrar altas velocidades na segunda parte e uma terceira parte muito técnica. Todos a cerca de 3.500 metros acima do nível do mar! Para terminar este dia rico em sensações vai cruzar mais de vinte quilômetros por um salar (lago de sal): a linha reta é única e vertiginosa!.
Deslocamento dos dois: 230km
Especial: Carros 533km Caminhões 525km
Antes do salar os labirintos
A segunda etapa maratona para motos e quads, e a primeira experiência do Dakar na Bolívia. A entrada no país promete ser um choque visual para os pilotos com o labirinto de trilhas que vão enfrentar. Nestas colinas íngremes, ambientes suntuosos, variedade de cores e umas poucas aldeias para atravessar, em marcha lenta. Como recompensa eles vão passar a noite no bivaque de Uyuni, localizado na borda do salar de Uyuni a 3 600 m acima do nível do mar!
Deslocamento : 373
Especial : 409
“Nunca fui em uma viagem de lazer verdade, nunca tirei férias. O melhor feriado para mim é passear na oficina quando quase todo o mundo está de férias.” Enzo Ferrari
Até
Por Carlos Lua.
Fotos: Victor Eleutério/Eric Vargioli/DPPI/Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário