sábado, 4 de janeiro de 2014

Dakar 2014 – A odisseia começa dia 5



Dakar2014-Rota
Mais quilômetros, mais horas, mais longo, mais difícil e mais desafiador, o Dakar não para de inovar e surpreender.
Rosario 03 de janeiro de 2014 – A prova épica do automobilismo de Cross Country está de volta à sua largada na Argentina. Argentina, aliás, que é o país que mais incorporou e faz reviver a magia do Dakar na sua forma mais plena. Com entusiasmo, participação maciça da população e uma dedicação quase monástica a viver de perto esta que é a última das aventuras possíveis nos tempos de hoje.
Dakar 2014 Fases da LuaPara viver de perto acompanhe aqui todas as fases do Dakar que acompanha as fases da Lua. Desde hoje com a Lua em quarto crescente e apenas 6% visível, até o dia 18 quando já estará no quarto minguante, mas ainda guardando a força da Lua cheia do dia 16. É só seguir a trajetória:
Dias 5, 6 e 7                                            Para Quarto Crescente
Dia 8                                                        Quarto Crescente
Dias 9, 1o, 11, 12, 13, 14, 15                  Para Lua Cheia
Dia 16                                                      Lua Cheia
Dias 17 e 18                                            Para Quarto Minguante
Dakar 2014 BuggySMG2014 JumpingÉ um pulinho…
Aqui vocês vão ler, diariamente um pouco do que acontece e muito do que representa percorrer 9374 km de distância com 4995 desses km cronometrados. Essas são as distâncias para os Carros, depois mostro as diferenças para as Motos/Quads e para os Caminhões.
DOSSIER MATHIL COMMANDANTE CHE GUEVARA RAOUL CORRALESDe “Cuna de la bandera” até “La Joya del Pacifico”
Isso mesmo, de Rosário, berço da bandeira Argentina (desenhada por Manuel Belgrano e içada pela primeira vez em 1812) até Valparaíso a Jóia do Pacífico. Da cidade-irmã de Porto Alegre e cidade natal do médico e revolucionário Ernesto “Che”Guevara, do cartunista Roberto Fontanarossa (criador do personagem Inodoro Pereyra), do futebolista Lionel Messi (dispensa apresentações) e da diva do hockey sobre a grama Luciana Aymar até a cidade-irmã de Salvador e escolhida para morar por Pablo Neruda que instalado na sua casa, La Sebastiana na colina Florida, disse de Vaparaíso:
Dakar 2014 Pablo Neruda

“Que loucura que você é, que porto louco, que cabeça de colinas desgrenhadas, que não terminas nunca de te pentear e nunca tivestes tempo de te vestir. A vida te surpreendeu”

No meio de tudo isso os Andes
O deserto de Atacama e um magnetismo sem fim e tão forte de uma prova que desde 1979 serve de calendário permanente para aventureiros e esportistas de 18 a 72 anos de idade e que este ano tem inscritos:  196 motos, 40 quadriciclos, 148 carros e 70 caminhões. Alguns em busca de superar recordes (como Stephane Petrhansel atrás de sua 12ª vitória – 6 de carro e 5 de moto, Cyril Dèspres atrás de sua 6ª vitória  sempre em motos), outros atrás de marcos importantes e muitos apenas satisfeitos por fazer parte da história.

Dakar 2014 Mini 2014É a 35ª edição dessa mistura de aventura e sonho
Que tem um domínio total nos resultados são os franceses, basta analisar o número de vitórias entre os carros, por exemplo: 19 da França, 05 da Finlândia, 03 do Japão, 02 da Alemanha e uma cada para África do Sul, Bélgica, Espanha, Qatar e Suécia. Entre as motos os franceses dominam ainda mais o placar com 22, ficando a Itália com 06, a Espanha com 04 e a Bélgica com 02. Já entre os caminhões o placar é totalmente da Rússia com 11, seguida pela República Tcheca com 06, França com 05, Itália com 04, Holanda com 03 e Áustria, Alemanha e Algéria com 01 cada. Na categoria dos Quads foram apenas o5 edições e a Argentina vai dando de lavada 5×1 na República Tcheca.
Dakar 2014 Mitsubishi ASX Guiga e ReinaldoBrasil, sil, sil
O Brasil está lá mais uma vez agora com as duplas Guiga Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi ASX #310) e Reinado Varela/Gustavo Gugelmin(Mitsubishi ASX #336), dois carros de última geração 4×4 a gasolina que podem fazer bonito. Nas motos mais dois representantes Jean Azevedo (Honda #29) e Dario Júlio (Honda #37). Nenhum brasileiro nos Quads e nenhum nos caminhões. Triste ver esses números tão minguados, será que são os reflexos de um ano de Copa do Mundo?
Dakar 2014 DeViliers Imperial Toyota 3-4 de frente

Quem vai fazer a diferença: 4×4 ou 4×2? Diesel ou gasolina?
Entre os carros aumenta o duelo entre os 4×4 e os 4×2 que ganham a todo ano uma pequena vantagem para poder fazer frente aos seus adversários. Assim é que em 2014 os MINI 4×4, motor diesel, já vencedores em 2012 e 2013 voltam com uma armada de nada menos que 11 inscritos capitaneados por Stephane Peterhansel/Michel Cottret (MINI #300) e reforçados por Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz (MINI #301) e até mesmo “El Coyote” o argentino Federico Villagra/Jorge Perez Comanc (MINI #330)
Ainda entre os 4×4 a pick-up Toyota Hilux a gasolina da dupla sul africana/alemã de Giniel De Villiers/Dirk Von Zittewitz (Toyota #302), o SUV Haval GreatWall, motor diesel, dos portugueses Carlos Souza/Miguel ramalho (Haval #306), a pick-up Ford Ranger dos argentinos Lucio Alvarez/Bernardo Graue (Ford #308), o antigo Mitusbishi de fábrica agora conhecido como HRX Ford V8 a gasolina da dupla holando-francesa Bernhard Ten Brinken/Matthieu Bommel (HRX #311) e é claro os brasileiros já citados.
Dakar 2014 HST Gordini frenteJá nos 4×2 muita novidade
Pela ordem de inscrição (conforme fizemos entre os 4×4) o incansável Robby Gordon, que vendeu os seus Hummers do ano passado para um saudita que se acidentou e não vai participar da prova, com uma releitura que chamou de HST Gordini sempre com mtor V8 a gasolina. Menor que os Hummer do passado e que vai dividir com outro americano Kellon Walch (HSTGordini #305). Ainda dos Estados Unidos outros dois bugies baseados nos do ano passado que eram do Team Qatar. Mais bonitos, mais bem acabados, sempre V8, sempre gasolina e agora levando a marca da Chevrolet. São a dupla americana composta pelo vencedor da Baja 1000 2013 e de um ex-motociclista BJ Badwin/Alexis Quinn Cody (EVR Chevrolet #318) e a dupla francesa do velocíssimo ex-campeão do mundo de ski downhill e de um navegador profissional Guerlain Chicherit/Jean Brucy (EVR Chevorlet #320).
Dakar 2014 EVR  Buggy 2014 ChevyE por último talvez aquela que foi a maior surpresa, a dupla hispano-alemã do campeoníssimo Carlos Sainz/Timo Gottschalk (Buggy SMG #303). Mais um V8 da GM a gasolina em um buggy modelo todo novo e melhorado do ano passado onde venceu etapas (com o Chicherit, por sinal). A SMG do ex-piloto Phillipe Gache parece ser a herdeira da filosofia de Jean-Louis Schlesser, único a vencer o Dakar (não apenas uma, mas duas vezes 1999 e 2000) com um 4×2 e que até mesmo as placas de circulação copiaram do Schlesser, vêem de Monaco!
Amanhã falamos das motos, dos Quads e dos Caminhões
Hoje é dia de ver o tempo passar devagar, devagar para todos os que esperam a largada. Principalmente para quem vai correr que, depois da largada, vão ver como o tempo adquire uma velocidade incontrolável.

Carlos Lua Cintra MauroTel. + 55 11 98282-9388textobras@textobras.com

Fotos: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário