quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Dakar 2014 - 013 - Dia de duas caças e dois caçadores


Zemanta Related Posts Thumbnail
Coma mantem vantagem grande entre as Motos. Casale continua abrindo de La Fuente nos Quads. O MINI #300 com Petterhansel/Cottret aperta muito e chega pertinho do MINI #304 com Roma/Périn. O 
Coma mantem vantagem grande entre as Motos. Casale continua abrindo de La Fuente nos Quads. O MINI #300 com Petterhansel/Cottret aperta muito e chega pertinho do MINI #304 com Roma/Périn. O KAMAZ #506 de Karginov, por sua vez, funga no cangote do Iveco #501 de DeRooy.
Etapa 10 Bivaque em AntofagastaAntofagasta, 15 de janeiro de 2014 – Boa noite dona Lua, já com 99% do seu esplendor! Amanhã às 14:52 da tarde, horário do Chile, é Lua Cheia. Mas com certeza hoje à noite no bivaque de Antofagasta à beira mar o espetáculo já vai ser marcante. Marcante como é a história desse porto, grande centro exportador de salitre, intimamente ligada à indústria da mineração e a cidade com maior renda per capita do Chile. Os quase 400 mil habitantes da Pérola do Norte, como é conhecida, recebem mais uma vez o Dakar em um local especial na baía Moreno.
Nadando de braçadas
Hoje dia 15 de janeiro é o dia em que nasceu “(São Paulo, 1915) a campeã de natação Maria Lenke, a primeira brasileira a bater um recorde mundial (200m de peito em 1939), que perdurou por cinco anos.Etapa 10 Maria Lenke que nasceu dia 15 de janeiro
Entre os concorrentes das motocicletas quem nadou de braçadas hoje foi mais uma vez o valenciano Joan “Bang Bang” Barreda Bort Honda #03 que ganhou sua 4ª etapa neste Dakar 2014. Mas na frente continua o catalão Marc Coma KTM #02 que veio só “nadando cachorrinho”, perdeu 11m12s, mas vai ainda à frente controlando a situação com 44m24s de vantagem. Na opinião de Marc: “não foi fácil, o dia foi longo, tem as dunas de Copiapó amanhã, e mais outra etapa muito difícil, tudo pode acontecer, o menor erro pode custar muito tempo, Já o Bang-Bang animado desta vez disse “vamos ver, estamos chegando mais perto, nada está perdido, Marc tem uma boa liderança, mas tudo pode acontecer.”
Em 3º lugar “mais uma vez o francês Cyril Despres Yamaha #01 que está se divertindo: “Foi muito divertido. Um labirinto de dunas e vales. Estou subindo na classificação, não sei até onde vou chegar”
Os 10 de Antofagasta
1 003 BARREDA BORT (ESP) HONDA 004:42:14 00:00:00
2 007 RODRIGUES (PRT) HONDA 004:49:56 00:07:42 00:00:00
3 001 DESPRES (FRA) YAMAHA 004:51:40 00:09:26 00:00:00
4 006 PAIN (FRA) YAMAHA 004:53:11 00:10:57 00:00:00
5 002 COMA (ESP) KTM 004:53:26 00:11:12 00:00:00
6 015 PRZYGONSKI (POL) KTM 004:57:08 00:14:54 00:00:00
7 019 SVITKO (SVK) KTM 004:57:14 00:15:00 00:00:00
8 014 PIZZOLITO (ARG) HONDA 004:58:58 00:16:44 00:00:00
9 016 JAKES (SVK) KTM 005:00:17 00:18:03 00:00:00
10 026 GOUET (CHL) HONDA 005:01:21 00:19:07 00:00:00
Os 10 na geral
1 002 COMA (ESP) KTM 041:48:33
2 003 BARREDA BORT (ESP) HONDA 042:32:57 00:44:24
3 004 VILADOMS (ESP) KTM 043:50:36 02:02:03
4 006 PAIN (FRA) YAMAHA 044:04:45 02:16:12
5 007 RODRIGUES (PRT) HONDA 044:09:45 02:21:12
6 001 DESPRES (FRA) YAMAHA 044:17:00 02:28:27
7 015 PRZYGONSKI (POL) KTM 044:17:48 02:29:15
8 026 GOUET (CHL) HONDA 044:54:27 03:05:54
9 019 SVITKO (SVK) KTM 045:21:40 03:33:07
10 009 CASTEU (FRA) KTM 045:30:27 03:41:54
Etapa 10 Elizabeth 1 no dia de sua coroação em 1559Um longo reinado
Ela que foi rainha da Inglaterra por 44 anos, Elizabeth I, foi coroada em 15 de janeiro de 1559 e trouxe estabilidade para o reino britânico ajudando a forjar um sentimento de identidade nacional.
Isso serve de exemplo para o chileno Ignacio Casale Yamaha #251 (“Tive um problema de navegação, meus instrumentos pegaram fogo e terminei a prova apenas com meu GPS. Tenho que manter o foco!”) que reina absoluto pelo 4ª dia consecutivo e ajuda a unir os chilenos em uma torcida pelo primeiro título nacional no Dakar, sendo profeta em sua própria terra. Entre ele e o 2º colocado Sergio LaFuente são apenas 24m36 de separação, mas Ignacio não está disposto a ceder a sua coroa.
A chegada em Antofagasta mostrou essa classificação
1 296 KARYAKIN (RUS) YAMAHA 006:01:42 -
2 251 CASALE (CHL) YAMAHA 006:03:31 00:01:49 -
3 256 LAFUENTE (URY) YAMAHA 006:05:28 00:03:46 -
4 268 GALLEGOS LOZIC (CHL) HONDA 006:12:06 00:10:24 -
5 263 ABU-ISSA (QAT) HONDA 006:26:21 00:24:39 -
6 276 GONZALEZ FERIOLI (ARG) YAMAHA 006:31:41 00:29:59 -
7 252 SONIK (POL) YAMAHA 006:32:08 00:30:26 -
8 267 HANSEN (ARG) YAMAHA 006:59:38 00:57:56 -
9 262 HERNANDEZ (PER) YAMAHA 007:14:25 01:12:43 -
10 258 MAZZUCCO (ARG) CAN-AM 007:22:06 01:20:24
Que transformada em geral ficou assim
1 251 CASALE (CHL) YAMAHA 051:54:19
2 256 LAFUENTE (URY) YAMAHA 052:18:55 00:24:36
3 252 SONIK (POL) YAMAHA 053:09:24 01:15:05
4 255 HUSSEINI (NLD) HONDA 056:52:28 04:58:09
5 263 ABU-ISSA (QAT) HONDA 059:25:33 07:31:14
6 276 GONZALEZ FERIOLI (ARG) YAMAHA 061:53:54 09:59:35
7 268 GALLEGOS LOZIC (CHL) HONDA 062:13:25 10:19:06
8 258 MAZZUCCO (ARG) CAN-AM 065:12:37 13:18:18
9 296 KARYAKIN (RUS) YAMAHA 067:10:38 15:16:19
10 267 HANSEN (ARG) YAMAHA 067:36:55 15:42:36
Etapa 10 Vitória hoje de NasserA maior frota segue liderando
Em 1906 (segundo diferentes fontes pode ter nascido no dia 15 ou 20 de janeiro, mas como no dia 20 já acabou o Dakar…) veio ao mundo em Smyrna, então Império Otomano, Aristótels Onassis o multimilionário grego-argentino que entre tantos outros investimentos e companhias foi durante 30 anos dono da maior frota de navios do mundo tendo sido o introdutor e defensor dos super petroleiros.
A Equipe XRaid é a maior frota de carros do mundo a jamais tomar conta do Dakar. Não bastasse estar ocupando seis dos 10 primeiros lugares na classificação geral (1º, 2º, 3º, 5º e 6º) com o MINI ainda se dá ao luxo de ter um Haval (base de BMW X3 feito pela Xraid) em 8º. Nunca aconteceu uma coisa parecida nessa prova, podem até mesmo bater o recorde da VW (que colocou 3 carros nos 3 primeiros lugares) e chegar ao fim com quatro MINI na frente. Seu maior adversário no papel Sainz/Gottschalk no buggy SMG #303 ficou pelo caminho depois de ter saído da pista no deslocamento intermediário que existiu nessa 4ª feira. Os carros da Toyota são os que atualmente em 4º, 7º e 9º roubam da frota alemã o pleno.
Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz no MINI #301 venceu mais uma vez (“Só tenho uma opção: atacar. Acho que a prova ainda tem muitos desafios reservados para mim, ainda não acabou”) “descontando mais 3m50s de Petterhansel/Cottret no MINI #300. Sobre o francês Peter faltam palavras para elogiar já que agora tem apenas 2m15s de desvantagem para a ponta (Estou levando o carro no limite estou confiante porque me sinto à vontade com o carro que está mais do que bem ajeitado e azeitado… as coisa prometem” ). A dupla líder Nani Roma/ Michel Périn no MINI #304 teve mais um dia difícil (ficamos atolados em uma duna e ainda furamos um pneu. Isso é corrida, isso é competição. Sabíamos que essa semana seria dura, mas ainda não acabou ) . A hora de Peter assumir o comando de mais uma nau do Dakar, parece iminente.
A luta peo 4º lugar na geral segue intensa entre MINI #307 da dupla argentino/lusitana Terranova/Fiuza (perdemos muito tempo com quatro erros de navegação, acho que estamos ficando cansados) e o Toyota #302 da dupla GdV/DvZ que leva apenas 20s de vantagem sobre o MINI, graças aos 5m33s que ganhou nessa Etapa 9.
E a Polônia, hein?
Entre os 10 primeiros eis o Placar de pilotos:
Polônia 4, França 3, Qatar, África do Sul e Argentina um cada um
Amanhã a saga continua
Peter/Cottret nessa 5ª feira largam em 2º depois de Nasser/Cruz que vai ser o abre alas. Os 2m15s que o separam da liderança podem virar fumaça nos primeiros quilômetros. Alguém arrisca apostar contra?
Etapa 10 Guiga e Youssef nas dunas do AtacamaFica para a próxima vez
O Mitsubishi ASX #310 da dupla Guiga Spineli/Youssef Haddad teve que abandonar a prova, segundo conta pelo tweeter Deco Muniz: “Infelizmente a Equipe Mitsubishi Petrobras encerra aqui, em Antofagasta, a participação no Dakar 2014. Na primeira parte da especial de hoje o navegador Youssef Haddad estava olhando para o caminho e foi pego desprevenido por um forte solavanco. Deu um mau jeito no pescoço e mesmo assim continuou na prova. Ao final da primeira parte da especial, no neutralizado que ligava a segunda parte, a dor ficou mais aguda seguida de uma dormência no braço. Assim, a dupla decidiu deixar o rally e seguir para o acampamento para que o navegador fosse atendido pelos médicos do Dakar. Youssef está bem. Fez exames de rotina e já se prepara para o próximo desafio.” Força ao Youssef e obrigado a ele e ao Guiga por terem feito bonito até aqui.
Briga nas bombas vai se definindo bem
Sete Diesel em 1º, 2º, 3º, 5º, 6º, 7ºe 10º .
Gasolina em 4º, 8º e 9º .
Traçados dão o golpe final
4×4 do 1º ao 7º e mais o 9º e o 10º
4×2 8º Outra vez um francês Chabot, da equipe de Sainz que se fué.
Hoje o dia se definiu dessa maneira
1 301 AL-ATTIYAH (QAT), CRUZ (ESP) MINI 004:23:35 00:00:00
2 300 PETERHANSEL (FRA), COTTRET (FRA) MINI 004:27:25 00:03:50 00:00:00
3 304 ROMA (ESP), PÉRIN (FRA) MINI 004:37:20 00:13:45 00:00:00
4 302 DE VILLIERS (ZAF), VON ZITZEWITZ (DEU) TOYOTA 004:51:50 00:28:15 00:00:00
5 309 HOLOWCZYC (POL), ZHILTSOV (RUS) MINI 004:54:48 00:31:13 00:00:00
6 314 VASILYEV (RUS), YEVTYEKHOV (UKR) MINI 004:56:57 00:33:22 00:00:00
7 307 TERRANOVA (ARG), FIUZA (PRT) MINI 004:57:23 00:33:48 00:00:00
8 312 CHABOT (FRA), PILLOT (FRA) SMG 005:05:15 00:41:40 00:00:00
9 308 ALVAREZ (ARG), GRAUE (ARG) FORD 005:06:36 00:43:01 00:00:00
10 330 VILLAGRA (ARG), PEREZ COMPANC (ARG) MINI 005:08:41 00:45:06 00:00:00
14 310 SPINELLI (BRA), HADDAD (BRA) MITSUBISHI 005:09:17 00:51:24 00:00:00
Para deixar a classificação geral com esse jeito
1 304 ROMA (ESP), PÉRIN (FRA) MINI 038:52:57 00:00:00
2 300 PETERHANSEL (FRA), COTTRET (FRA) MINI 038:55:12 00:02:15 00:00:00
3 301 AL-ATTIYAH (QAT), CRUZ (ESP) MINI 039:38:58 00:46:01 00:00:00
4 302 DE VILLIERS (ZAF), VON ZITZEWITZ (DEU) TOYOTA 040:07:13 01:14:16 00:00:00
5 307 TERRANOVA (ARG), FIUZA (PRT) MINI 040:07:33 01:14:36 00:00:00
6 309 HOLOWCZYC (POL), ZHILTSOV (RUS) MINI 042:10:28 03:17:31 00:00:00
7 328 DABROWSKI (POL), CZACHOR (POL) TOYOTA 042:56:54 04:03:57 00:00:00
8 315 LAVIEILLE (FRA), GARCIN (FRA) HAVAL 043:25:42 04:32:45 00:00:00
9 322 MALYSZ (POL), MARTON (POL) TOYOTA 043:44:00 04:51:03 00:00:00
10 332 KACZMARSKI (POL), PALMEIRO (PRT) MINI 044:26:51 05:33:54 00:00:00
11 310 SPINELLI (BRA), HADDAD (BRA) MITSUBISHI 039:00:41 04:45:04 00:00:00
Etapa 10 Motores produzem as notas musicais para os ouvidos dos fanáticos por competicõesO Prêmio Dia Mundial do Compositor
Hoje é o Dia Mundial do Compositor, aquele que conta histórias e emoções através da música. E para nós que somos fanáticos por veículos e corridas a música também se manifesta através dos diferentes sons dos motores de competição. Então o prêmio de hoje vai para todos os que estão, direta ou indiretamente, envolvidos em projetar, fabricar, preparar e cuidar dos motores todos que 450cm3 até 6000 cm3. Motores que fazem a orquestra do Dakar tocar mais alto no mundo inteiro. E vamos acelerar!
Etapa 10 Martin Luther King no seu famoso discurso I have a dream em_Washington“Eu tenho um sonho, hoje”
Martin Luther King, Jr. nasceu no dia 15 de janeiro de 1929 em Atlanta na Geórgia. Pastor, humanista, ativista e líder do Movimento dos Direitos Civis dos negros nos Estados Unidos. Sua contribuição foi fundamental para o avanço dos direitos civis com campanhas não violentas. Seu famoso discurso “Eu tenho um sonho” em agosto de 1963 frente ao Memorial Lincoln em Washington, durante a chamada “marcha pelo emprego e pela liberdade” o levou a ser a pessoa mais jovem a receber um Prêmio Nobel da Paz
Entre os caminhões os dois ponteiros continuam, cada um deles sonhado os seus próprio sonhos. Nessa Etapa 10 o KAMAZ #506 de Karginov não venceu, mas se aproximou ainda mais do ponteiro que está apenas 7m55s à sua frente. O Iveco #501 do holandês DeRooy que não perdeu a calma e disse “Foi duro. Uma bela etapa. Perdi um waypoint e tive que voltar para encontra-lo. Guiei o mais rápido possível, mas eu acho que o Karginov não se cansa de atacar. Tenho agora uma liderança de 7 minutos e sei que tudo pode acontecer. Vou fazer o possível, mas não vou forçar o ritmo.””
Bom foi ver o Tatra cara comprida #504 do tcheco Loprais vencer a etapa por apenas 29s de vantagem sobre Karginov e compartilhar a sua felicidade. “O que é que eu posso dizer? Depois de mais de uma semana finamente achamos o acerto do nosso caminhão. Quando a nossa suspensão funciona direito podemos bater os melhores. Tudo é possível quando a técnica, a pilotagem e a navegação se encontram. Estou extremamente orgulhoso, estou feliz, mesmo que tenha sido em apenas uma etapa.” Mais um sonho realizado, diríamos.
Os 10 maiores na chegada dessa Etapa 10:
1-504 LOPRAIS (CZE), BRUYNKENS (BEL), PUSTEJOVSKY (CZE) TATRA 005:10:55
2-506 KARGINOV (RUS), MOKEEV (RUS), DEVYATKIN (RUS) KAMAZ 005:11:32 00:00:37
3-501 DE ROOY (NLD), COLSOUL (BEL), RODEWALD (NLD) IVECO 005:17:05 00:06:10
4-500 NIKOLAEV (RUS), YAKOVLEV (RUS), RYBAKOV (RUS) KAMAZ 005:24:52 00:13:57
5-529 VIAZOVICH (BLR), NEVIAROVICH (BLR), HARANIN (BLR) MAZ 005:39:26 00:28:31
6-545 SHIBALOV (RUS), AMATYCH (RUS), KHISAMIEV (RUS) KAMAZ 005:46:17 00:35:22
7-510 KUIPERS (NLD), TORRALLARDONA (ESP), DER VAET (BEL) MAN 006:04:35 00:53:40
8-520 ADUA (FRA), MARCO ALCAYNA (ESP), TORRES (ESP) IVECO 006:06:20 00:55:25
9-507 STACEY (NLD), RUF (DEU), DER KINDEREN (NLD) IVECO 006:06:44 00:55:49
10-511 VAN GINKEL (NLD), KUPPER (NLD), VAN DONKELAAR (NLD) GINAF 006:14:22 01:03:27
Etapa 10 Loprais venceu hojeNa nossa contagem: Dois cara comprida (1ºe 3º) mostrando o seus sonhos para oito caras curtas (2º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º e 10º)
E falando de uma maneira geral…
1-501 DE ROOY (NLD), COLSOUL (BEL), RODEWALD (NLD) IVECO 041:54:50
2-506 KARGINOV (RUS), MOKEEV (RUS), DEVYATKIN (RUS) KAMAZ 042:02:45 00:07:55 00
3-500 NIKOLAEV (RUS), YAKOVLEV (RUS), RYBAKOV (RUS) KAMAZ 043:24:18 01:29:28
4-504 LOPRAIS (CZE), BRUYNKENS (BEL), PUSTEJOVSKY (CZE) TATRA 043:58:05 02:03:15
5-549 SOTNIKOV (RUS), MIZYUKAEV (RUS), AFERIN (RUS) KAMAZ 044:42:38 02:47:48
6-507 STACEY (NLD), RUF (DEU), DER KINDEREN (NLD) IVECO 045:58:44 04:03:54
7-545 SHIBALOV (RUS), AMATYCH (RUS), KHISAMIEV (RUS) KAMAZ 046:04:53 04:10:03
8-510 KUIPERS (NLD), TORRALLARDONA (ESP), DER VAET (BEL) MAN 046:29:57 04:35:07
9-516 VILA ROCA (ESP), ROQUETA (ESP), VAN EERD (NLD) IVECO 047:54:13 05:59:23
10-520 ADUA (FRA), MARCO ALCAYNA (ESP), TORRES (ESP) IVECO 048:38:57 06:44:07
Etapa 10 Líder Casale chegando a AntofagastaE amanhã no programa temos:
Etapa 11 Antofagasta>El Salvador
O Atacama em todas as suas formas
Deslocamento: 144Km
Especial Cronometrada: 605km
Além da distância os competidores vão ser testados por uma série de dificuldades como apenas o deserto de Atacama poderia trazer. Um exemplo perfeito do que exige um rally desse estilo. Depois das pistas das minas, muitas travessias de rios formados pelo degelo dos Andes eles terão que decidir a batalha no coração das dunas de Copiapó. Com sete horas de prova programadas para os motociclistas mais rápidos, não faltarão oportunidades para todos vencerem. Segundo a organização é a prova referência do Dakar 2014. Preparem-se
Etapa 10 George Harrison My Sweet Lord1971singleEm 15 de janeiro de 1971 George Harrison um dos Beatles lançou na Inglaterra o seu primeiro trabalho solo: o sucesso mundial My Sweet Lord. É o compositor do dia do Dia Mundial do Compositor.
“Os Beatles vão sempre existir. Mesmo sem nós” ― George Harrison
Novo encontro marcado para amanhã. Até lá
Por Carlos Lua

Nenhum comentário:

Postar um comentário