Especial 9. Graaande Atacama
Uma etapa para quem soube ir “navegando e temperando” melhor nas dunas.
Ponto para os MINI com Petterhansel/Cottret #301. Mais atraso para Sainz/Gottschalk no buggy SMG #303 com quebra de chassis. GdV/DvZ no Toyota #302 é o único que incomoda, (só um pouco) a armada MINI.
Iquique, 14 de janeiro de 2014 – 97% iluminada, hein? Que beleza dona Lua, assim de olhar parece já cheia apesar disso só acontecer de fato na 5ª feira. Mas eis que o Dakar chega à beira mar em Iquique (significa “lugar dos sonhos” na língua aimará) uma cidade Zona Franca e cujos 300 mil habitantes vivem, muito bem por sinal, do seu porto (um dos maiores do Chile), do cobre, do turismo, da indústria da pesca, do turismo e do Dakar. É que cada vez que o rally passa por lá garante emoção e fotos inesquecíveis da descida final de Iquique. Carros, Motos, Quads e Caminhões descendo uma enorme duna em direção ao mar é visão privilegiada de qualquer ângulo. Marca também, nessa edição, o ponto de retorno do Dakar que na 4ª feira segue para o sul em busca do destino final Valparaíso lá longe a 2672km para quem faz o Dakar e logo ali a 1738km, para quem não faz e pode seguir apenas a Ruta 5
Em 1690 em Nuremberg, no dia 14 de janeiro era inventada a clarineta por Johann ChristophDenner fabricante de instrumentos de sopro, flautas e outros aparelhos musicais barrocos. Na verdade a clarineta é uma charamela (uma espécie de flauta pastoril) versão 2.0 já que tem como acessório uma chave. Mostra que a engenhosidade e a busca pelos detalhes que melhoram a performance fazem a diferença em todas as áreas.
Como fez hoje o catalão Marc Coma KTM #02 que pelo jeito encontrou essa “chave” que faz a diferença também nas dunas e venceu a Etapa de hoje, abrindo mais 1m41s sobre o seu conterrâneo espanhol e vizinho do sul, o valenciano Joan “Bang Bang” Barreda Bort Honda #03. Na opinião de Marc: “a especial foi complicada, bonita e rápida no início e depois as dunas do Atacama onde alcancei o Jona. Um bom dia. Já o Bang-Bang resignado disse “a especial foi complicada (já escutei isso antes, HeHe) comecei muito rápido, mas o Marc me alcançou nas dunas, fiz o melhor que podia ainda temos dois dias muito duros pela frente.”
Em 3º lugar o francês Cyril Despres Yamaha #01 que como todo abre-alas sofreu e terminou a 5m28s de Coma. Mas elogiou a etapa: “Um começo muito bacana de 200km, depois foi a parte dura com fesh-fesh, pedras, buracos o que acaba com as mãos punhos e braços e depois a cereja do bolo as dunas! A descida de Iquique é sempre impressionante com a velocidade que se alcança mesmo sem acelerar!”
Os 10 primeiros a chegar na praia, então:
1 002 COMA (ESP) KTM 004:49:05
2 003 BARREDA BORT (ESP) HONDA 004:50:46 00:01:41
3 001 DESPRES (FRA) YAMAHA 004:54:33 00:05:28
4 023 PEDRERO GARCIA (ESP) SHERCO 004:57:48 00:08:43
5 019 SVITKO (SVK) KTM 004:58:47 00:09:42
6 004 VILADOMS (ESP) KTM 005:00:28 00:11:23
7 007 RODRIGUES (PRT) HONDA 005:00:49 00:11:44
8 016 JAKES (SVK) KTM 005:02:45 00:13:40
9 050 SANZ (ESP) HONDA 005:03:39 00:14:34
10 038 ISRAEL ESQUERRE (CHL) SPEEDBRAIN 005:04:06 00:15:01
2 003 BARREDA BORT (ESP) HONDA 004:50:46 00:01:41
3 001 DESPRES (FRA) YAMAHA 004:54:33 00:05:28
4 023 PEDRERO GARCIA (ESP) SHERCO 004:57:48 00:08:43
5 019 SVITKO (SVK) KTM 004:58:47 00:09:42
6 004 VILADOMS (ESP) KTM 005:00:28 00:11:23
7 007 RODRIGUES (PRT) HONDA 005:00:49 00:11:44
8 016 JAKES (SVK) KTM 005:02:45 00:13:40
9 050 SANZ (ESP) HONDA 005:03:39 00:14:34
10 038 ISRAEL ESQUERRE (CHL) SPEEDBRAIN 005:04:06 00:15:01
E se mostram nessa ordem para começar o caminho para o sul
1 002 COMA (ESP) KTM 036:55:24
2 003 BARREDA BORT (ESP) HONDA 037:35:43 00:40:19
3 004 VILADOMS (ESP) KTM 038:34:09 01:38:45
4 038 ISRAEL ESQUERRE (CHL) SPEEDBRAIN 039:02:30 02:07:06
5 006 PAIN (FRA) YAMAHA 039:11:34 02:16:10
6 007 RODRIGUES (PRT) HONDA 039:19:49 02:24:25
7 015 PRZYGONSKI (POL) KTM 039:20:40 02:25:16
8 001 DESPRES (FRA) YAMAHA 039:25:20 02:29:56
9 026 GOUET (CHL) HONDA 039:53:06 02:57:42
10 019 SVITKO (SVK) KTM 040:24:26 03:29:02
2 003 BARREDA BORT (ESP) HONDA 037:35:43 00:40:19
3 004 VILADOMS (ESP) KTM 038:34:09 01:38:45
4 038 ISRAEL ESQUERRE (CHL) SPEEDBRAIN 039:02:30 02:07:06
5 006 PAIN (FRA) YAMAHA 039:11:34 02:16:10
6 007 RODRIGUES (PRT) HONDA 039:19:49 02:24:25
7 015 PRZYGONSKI (POL) KTM 039:20:40 02:25:16
8 001 DESPRES (FRA) YAMAHA 039:25:20 02:29:56
9 026 GOUET (CHL) HONDA 039:53:06 02:57:42
10 019 SVITKO (SVK) KTM 040:24:26 03:29:02
Nascido em Santos no dia 14 de janeiro de 1926, Oswaldo Silva ficaria famoso como Baltazar, o Cabecinha de Ouro. Dos 267 gols que tem em seu ativo, 71 foram de cabeça. Na Seleção Brasileira jogou 31 vezes, fez 17 gols e como técnico levou o Corinthians à final do Campeonato Paulista de 1971.
Foi o que fez hoje o chileno Ignacio Casale Yamaha #251 que largou na ponta (outro que sofreu da síndrome de abre alas), não se preocupou com o holandês Sebastian Husseini Honda #255 que sumiu na frente e ficou só marcando o uruguaio Sergio LaFuente Yamaha #256 que perdeu ainda mais 1m em relação ao lutador Casale que teve problemas no início da Etapa. É um jogo de paciência e o chileno Casale está jogando com o regulamento na mão e ela mesma no acelerador.
Na aprimeira rodada das dunas ficou assim o resultado
1 255 HUSSEINI (NLD) HONDA 005:46:01 -
2 251 CASALE (CHL) YAMAHA 006:10:59 00:24:58 -
3 252 SONIK (POL) YAMAHA 006:11:31 00:25:30 -
4 256 LAFUENTE (URY) YAMAHA 006:11:58 00:25:57 -
5 268 GALLEGOS LOZIC (CHL) HONDA 006:19:11 00:33:10 -
6 263 ABU-ISSA (QAT) HONDA 006:30:44 00:44:43 -
7 296 KARYAKIN (RUS) YAMAHA 006:34:39 00:48:38 -
8 297 NOSIGLIA (BOL) HONDA 006:37:47 00:51:46 -
9 276 GONZALEZ FERIOLI (ARG) YAMAHA 006:52:51 01:06:50 -
10 267 HANSEN (ARG) YAMAHA 007:22:19 01:36:18
2 251 CASALE (CHL) YAMAHA 006:10:59 00:24:58 -
3 252 SONIK (POL) YAMAHA 006:11:31 00:25:30 -
4 256 LAFUENTE (URY) YAMAHA 006:11:58 00:25:57 -
5 268 GALLEGOS LOZIC (CHL) HONDA 006:19:11 00:33:10 -
6 263 ABU-ISSA (QAT) HONDA 006:30:44 00:44:43 -
7 296 KARYAKIN (RUS) YAMAHA 006:34:39 00:48:38 -
8 297 NOSIGLIA (BOL) HONDA 006:37:47 00:51:46 -
9 276 GONZALEZ FERIOLI (ARG) YAMAHA 006:52:51 01:06:50 -
10 267 HANSEN (ARG) YAMAHA 007:22:19 01:36:18
E no returno para Valparaíso partem assim
1 251 CASALE (CHL) YAMAHA 045:50:48
2 256 LAFUENTE (URY) YAMAHA 046:13:27 00:22:39
3 252 SONIK (POL) YAMAHA 046:37:16 00:46:28
4 255 HUSSEINI (NLD) HONDA 048:58:39 03:07:51
5 263 ABU-ISSA (QAT) HONDA 052:59:12 07:08:24
6 276 GONZALEZ FERIOLI (ARG) YAMAHA 055:22:13 09:31:25
7 268 GALLEGOS LOZIC (CHL) HONDA 056:01:19 10:10:31
8 258 MAZZUCCO (ARG) CAN-AM 057:50:31 11:59:43
9 273 ALMEIDA (URY) YAMAHA 059:43:10 13:52:22
10 297 NOSIGLIA (BOL) HONDA 060:01:31 14:10:43
2 256 LAFUENTE (URY) YAMAHA 046:13:27 00:22:39
3 252 SONIK (POL) YAMAHA 046:37:16 00:46:28
4 255 HUSSEINI (NLD) HONDA 048:58:39 03:07:51
5 263 ABU-ISSA (QAT) HONDA 052:59:12 07:08:24
6 276 GONZALEZ FERIOLI (ARG) YAMAHA 055:22:13 09:31:25
7 268 GALLEGOS LOZIC (CHL) HONDA 056:01:19 10:10:31
8 258 MAZZUCCO (ARG) CAN-AM 057:50:31 11:59:43
9 273 ALMEIDA (URY) YAMAHA 059:43:10 13:52:22
10 297 NOSIGLIA (BOL) HONDA 060:01:31 14:10:43
Em Detroit no dia 14 de janeiro de 1914, Henry Ford introduziu a linha de monta-gem de automóveis. Ganhava assim em tempo, estimulava a produtividade dos operários e além de mais, produzia carros melhores, graças ao controle de qua-lidade. Resolveu ainda que “todos poderiam escolher a cor do carro, contanto que fosse a cor preta”, já que era essa tinta aquela que secava mais rapidamente na linha de montagem. O carro de objeto de luxo para privilegiados ganhou as massas
A Equipe XRaid colocou uma porção de MINI na sua “linha de produção” de carros de rally e dizimou com a concorrência artesanal. Sainz/Gottschalk no buggy SMG #303 pararam no meio do caminho com problemas no chassis (quebrou na parte da frente e o co-piloto Gottschalk fez uma gambiarra para continuarem), mas ainda chegaram ao fim caindo para a 8ª posição na geral.
Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz no MINI #301 largou na frente (“navegamos super bem foi muito bom, decepcionado ainda pela penalização de uma hora do outro dia, ia ficar mais bonito ainda sem ela, mas estou aqui para me divertir até o final”) e sofreu da epidemia do abre alas chegando ao final com 2m17s de desvantagem para Petterhansel/Cottret no MINI #300 que mostrou porque é chamado de Mr Dakar (vou continuar acelerando, deve estar um pressão muito garnde no MINI #304!). Ele agora está apenas 12m10s atrás da dupla líder Nani Roma/ Michel Périn no MINI #304 que só hoje perdeu 11m36s, (atolamos, em um salto o co-piloto e eu sentimos muito as costas e o Peter é muito forte nesse tipo de terreno) mesmo chegando em 3º lugar. Será o início de uma crônica da derrota anunciada?
Em 4º lugar mais um MINI o #307 da dupla argentino/lusitana Terranova/Fiuza e em 5º a dupla GdV/DvZ do Toyota #302 que tinha sido ultrapassada durante a Etapa pela dupla Gordon/Walch no HST Gordini (ex-Hummer) #305 que mostrou mais uma vez que é veloz, mas frágil e perdeu muito tempo, pertinho (30km) do final. Só como curiosidade os poloneses foram os mais eficientes, colocando três piotos entre os 10 primeiros na classificação geral!
Peter/Cottret largam na frente amanhã, o quanto sofrerão? Serão capazes de ainda assim descontar tempo para o líder? A emoção da Edição 2014 aumenta, tudo será decidido nos últimos capítulos.
E sem perder a linha mais uma vez
O Mitsubishi ASX #310 da dupla Guiga Spineli/Youssef Haddad fez bonito e chegou ao fim do seu turno de trabalho em 14º lugar, mantendo a 11ª colocação na geral.
Gasolina em promoção! Em compensação o diesel vai subir…
Sete Diesel em 1º, 2º, 3º, 4º, 7º, 8º, 9º e 10º .
Gasolina em 5º, 6º e 10º .
Gasolina em 5º, 6º e 10º .
4×4 do 1º ao 10º
4×2 11º Com o francês Sereyjol, companheiro de Sainz que foi 26º
Esses são os 10 primeiros na beira mar
1 300 PETERHANSEL (FRA), COTTRET (FRA) MINI 004:17:53
2 301 AL-ATTIYAH (QAT), CRUZ (ESP) MINI 004:20:10 00:02:17
3 304 ROMA (ESP), PÉRIN (FRA) MINI 004:29:29 00:11:36
4 307 TERRANOVA (ARG), FIUZA (PRT) MINI 004:32:07 00:14:14
5 302 DE VILLIERS (ZAF), VON ZITZEWITZ (DEU) TOYOTA 004:40:50 00:22:57
6 322 MALYSZ (POL), MARTON (POL) TOYOTA 004:59:26 00:41:33
7 309 HOLOWCZYC (POL), ZHILTSOV (RUS) MINI 005:00:10 00:42:17
8 330 VILLAGRA (ARG), PEREZ COMPANC (ARG) MINI 005:00:57 00:43:04
9 314 VASILYEV (RUS), YEVTYEKHOV (UKR) MINI 005:02:52 00:44:59
10 328 DABROWSKI (POL), CZACHOR (POL) TOYOTA 005:03:08 00:45:15
14 310 SPINELLI (BRA), HADDAD (BRA) MITSUBISHI 005:09:17 00:51:24
2 301 AL-ATTIYAH (QAT), CRUZ (ESP) MINI 004:20:10 00:02:17
3 304 ROMA (ESP), PÉRIN (FRA) MINI 004:29:29 00:11:36
4 307 TERRANOVA (ARG), FIUZA (PRT) MINI 004:32:07 00:14:14
5 302 DE VILLIERS (ZAF), VON ZITZEWITZ (DEU) TOYOTA 004:40:50 00:22:57
6 322 MALYSZ (POL), MARTON (POL) TOYOTA 004:59:26 00:41:33
7 309 HOLOWCZYC (POL), ZHILTSOV (RUS) MINI 005:00:10 00:42:17
8 330 VILLAGRA (ARG), PEREZ COMPANC (ARG) MINI 005:00:57 00:43:04
9 314 VASILYEV (RUS), YEVTYEKHOV (UKR) MINI 005:02:52 00:44:59
10 328 DABROWSKI (POL), CZACHOR (POL) TOYOTA 005:03:08 00:45:15
14 310 SPINELLI (BRA), HADDAD (BRA) MITSUBISHI 005:09:17 00:51:24
E eles agora estão nessa linha para as 4 etapas até o final
1 304 ROMA (ESP), PÉRIN (FRA) MINI 034:15:37
2 300 PETERHANSEL (FRA), COTTRET (FRA) MINI 034:27:47 00:12:10
3 307 TERRANOVA (ARG), FIUZA (PRT) MINI 035:10:10 00:54:33
4 301 AL-ATTIYAH (QAT), CRUZ (ESP) MINI 035:15:23 00:59:46
5 302 DE VILLIERS (ZAF), VON ZITZEWITZ (DEU) TOYOTA 035:15:23 00:59:46
6 309 HOLOWCZYC (POL), ZHILTSOV (RUS) MINI 037:15:40 03:00:03
7 328 DABROWSKI (POL), CZACHOR (POL) TOYOTA 037:36:24 03:20:47
8 303 SAINZ (ESP), GOTTSCHALK (DEU) SMG 037:44:04 03:28:27
9 315 LAVIEILLE (FRA), GARCIN (FRA) HAVAL 038:12:33 03:56:56
10 322 MALYSZ (POL), MARTON (POL) TOYOTA 038:13:09 03:57:32
11 310 SPINELLI (BRA), HADDAD (BRA) MITSUBISHI 039:00:41 04:45:04
2 300 PETERHANSEL (FRA), COTTRET (FRA) MINI 034:27:47 00:12:10
3 307 TERRANOVA (ARG), FIUZA (PRT) MINI 035:10:10 00:54:33
4 301 AL-ATTIYAH (QAT), CRUZ (ESP) MINI 035:15:23 00:59:46
5 302 DE VILLIERS (ZAF), VON ZITZEWITZ (DEU) TOYOTA 035:15:23 00:59:46
6 309 HOLOWCZYC (POL), ZHILTSOV (RUS) MINI 037:15:40 03:00:03
7 328 DABROWSKI (POL), CZACHOR (POL) TOYOTA 037:36:24 03:20:47
8 303 SAINZ (ESP), GOTTSCHALK (DEU) SMG 037:44:04 03:28:27
9 315 LAVIEILLE (FRA), GARCIN (FRA) HAVAL 038:12:33 03:56:56
10 322 MALYSZ (POL), MARTON (POL) TOYOTA 038:13:09 03:57:32
11 310 SPINELLI (BRA), HADDAD (BRA) MITSUBISHI 039:00:41 04:45:04
Hoje é o dia do que hoje em dia é chamado de “Professor” e o prêmio vai para Sven Quandt. Esse dirigente esportivo alemão filho ilustre da família que; e a mai-or acionista da BMW, juntou uma porção de craques no seu time de MINI e está levando o Dakar de lavada. Cinco carros entre os seis primeiros (1º, 2º, 3º, 4º e 6º) só mesmo para um “Professor” de primeira. Para representar a classe dos Treina-dores de Futebol vai aqui uma homenagem a Vicente Feola que era o técnico quando o Brasil conquistou o seu primeiro Campeonato do Mundo de Futebol lá na Suécia em 1958.
Completou a ligação ou ainda está ocupado?
No dia 14 de janeiro de,1876 o escocês Alexander Graham Bell patenteia o telefo-ne e entra para a história. Pelo menos até 2002 quando uma resolução do Con-gresso Americano reconheceu que o verdadeiro inventor foi o italiano Antonio Meucci que havia dado entrada em uma patente similar muitos anos antes (1856 com o seu Teletroffano) e que não teve dinheiro para mantê-la depois de 1874. Bell fez nome, fama e fortuna, Meucci? Murchou com a injustiça corrigida tão tar-diamente.
Entre os caminhões os dois ponteiros continuam ocupados em garantir a patente da vitória final em Valparaíso. A começar pelo KAMAZ #506 de Karginov que não quis nem saber dessa história de desvantagem dos abre alas, largou e chegou na frente (e disse que em certos trechos com buracos, parecia que passava mais tempo no ar do que no chão, tanto que pulava o seu cara curta) descontando na-da menos do que 19m07s da vantagen que o Iveco #501 de DeRooy tinha na ge-ral. DeRooy que agora tem apenas 13m28s de vantagem na liderança disse que atolou nas dunas e perdeu tempo também porque o Karginov ataca muito forte e se arrisca demais.
E Iquique recebeu a todos nessa ordem:
1-506 KARGINOV (RUS), MOKEEV (RUS), DEVYATKIN (RUS) KAMAZ 004:58:09
2-501 DE ROOY (NLD), COLSOUL (BEL), RODEWALD (NLD) IVECO 005:17:16 00:19:07
3-500 NIKOLAEV (RUS), YAKOVLEV (RUS), RYBAKOV (RUS) KAMAZ 005:26:56 00:28:47
4-549 SOTNIKOV (RUS), MIZYUKAEV (RUS), AFERIN (RUS) KAMAZ 005:26:57 00:28:48
5-504 LOPRAIS (CZE), BRUYNKENS (BEL), PUSTEJOVSKY (CZE) TATRA 005:38:14 00:40:05
6-529 VIAZOVICH (BLR), NEVIAROVICH (BLR), HARANIN (BLR) MAZ 005:39:57 00:41:48
7-508 VAN VLIET (NLD), PRONK (NLD), KLEIN (DEU) MAN 005:56:44 00:58:35
8-545 SHIBALOV (RUS), AMATYCH (RUS), KHISAMIEV (RUS) KAMAZ 006:08:39 01:10:30
9-520 ADUA (FRA), MARCO ALCAYNA (ESP), TORRES (ESP) IVECO 006:09:34 01:11:25
10-509 VAN DEN BRINK (NLD), WILLEMSEN (BEL), VEENVLIET (NLD)GINAF 006:12:45 01:14:36
1-506 KARGINOV (RUS), MOKEEV (RUS), DEVYATKIN (RUS) KAMAZ 004:58:09
2-501 DE ROOY (NLD), COLSOUL (BEL), RODEWALD (NLD) IVECO 005:17:16 00:19:07
3-500 NIKOLAEV (RUS), YAKOVLEV (RUS), RYBAKOV (RUS) KAMAZ 005:26:56 00:28:47
4-549 SOTNIKOV (RUS), MIZYUKAEV (RUS), AFERIN (RUS) KAMAZ 005:26:57 00:28:48
5-504 LOPRAIS (CZE), BRUYNKENS (BEL), PUSTEJOVSKY (CZE) TATRA 005:38:14 00:40:05
6-529 VIAZOVICH (BLR), NEVIAROVICH (BLR), HARANIN (BLR) MAZ 005:39:57 00:41:48
7-508 VAN VLIET (NLD), PRONK (NLD), KLEIN (DEU) MAN 005:56:44 00:58:35
8-545 SHIBALOV (RUS), AMATYCH (RUS), KHISAMIEV (RUS) KAMAZ 006:08:39 01:10:30
9-520 ADUA (FRA), MARCO ALCAYNA (ESP), TORRES (ESP) IVECO 006:09:34 01:11:25
10-509 VAN DEN BRINK (NLD), WILLEMSEN (BEL), VEENVLIET (NLD)GINAF 006:12:45 01:14:36
Na nossa contagem: Dois cara comprida (2ºe 5º) ocupados em atender uma sequência de ligações de caras curtas cada vez mais impacientes (1º, 3º, 4º, 6º, 7º, 8º, 9º e 10º)
Que se posicionam assim para encarar o Atacama.
1-501 DE ROOY (NLD), COLSOUL (BEL), RODEWALD (NLD) IVECO 036:37:45
2-506 KARGINOV (RUS), MOKEEV (RUS), DEVYATKIN (RUS) KAMAZ 036:51:13 00:13:28
3-500 NIKOLAEV (RUS), YAKOVLEV (RUS), RYBAKOV (RUS) KAMAZ 037:59:26 01:21:41
4-549 SOTNIKOV (RUS), MIZYUKAEV (RUS), AFERIN (RUS) KAMAZ 038:10:52 01:33:07
5-504 LOPRAIS (CZE), BRUYNKENS (BEL), PUSTEJOVSKY (CZE) TATRA 038:47:10 02:09:25
6-507 STACEY (NLD), RUF (DEU), DER KINDEREN (NLD) IVECO 039:52:00 03:14:15
7-508 VAN VLIET (NLD), PRONK (NLD), KLEIN (DEU) MAN 040:10:57 03:33:12
8-545 SHIBALOV (RUS), AMATYCH (RUS), KHISAMIEV (RUS) KAMAZ 040:18:36 03:40:51
9-510 KUIPERS (NLD), TORRALLARDONA (ESP), DERVAET (BEL) MAN 040:25:22 03:47:37
10-516 VILA ROCA (ESP), ROQUETA (ESP), VAN EERD (NLD) IVECO 041:25:53 04:48:08
1-501 DE ROOY (NLD), COLSOUL (BEL), RODEWALD (NLD) IVECO 036:37:45
2-506 KARGINOV (RUS), MOKEEV (RUS), DEVYATKIN (RUS) KAMAZ 036:51:13 00:13:28
3-500 NIKOLAEV (RUS), YAKOVLEV (RUS), RYBAKOV (RUS) KAMAZ 037:59:26 01:21:41
4-549 SOTNIKOV (RUS), MIZYUKAEV (RUS), AFERIN (RUS) KAMAZ 038:10:52 01:33:07
5-504 LOPRAIS (CZE), BRUYNKENS (BEL), PUSTEJOVSKY (CZE) TATRA 038:47:10 02:09:25
6-507 STACEY (NLD), RUF (DEU), DER KINDEREN (NLD) IVECO 039:52:00 03:14:15
7-508 VAN VLIET (NLD), PRONK (NLD), KLEIN (DEU) MAN 040:10:57 03:33:12
8-545 SHIBALOV (RUS), AMATYCH (RUS), KHISAMIEV (RUS) KAMAZ 040:18:36 03:40:51
9-510 KUIPERS (NLD), TORRALLARDONA (ESP), DERVAET (BEL) MAN 040:25:22 03:47:37
10-516 VILA ROCA (ESP), ROQUETA (ESP), VAN EERD (NLD) IVECO 041:25:53 04:48:08
E amanhã no programa temos:
Etapa 10 Iquique>Antofagasta
Todos com o rumo sul na bússola
Todos com o rumo sul na bússola
Deslocamento: 58Km (53km no início e 5km no final)
Especial Cronometrada: 631km
Especial Cronometrada: 631km
A descida ao sul pelo literal está dividida em dis trechos de características bem diferentes. Nos primeiros 200km mais dunas para aproveitar o que aprenderam na Etapa 9. Na segunda parte muito fesh-fesh, aquela areia fininha feito talco. Depois um belo circuito pelas psiats das minas de cobre da região. Até chegar a Antofagasta, com o bivaque mais uma vez à beira mar.
E esse 14 de janeiro, só que em 1954, foi a data em que Marilyn Monroe se casou com o astro do beisebol (do New York Yankees) Joe DiMaggio. A atriz, quando perguntada o que vestia para dormir respondia:
“Chanel No. 5, claro”― Marilyn Monroe
“Chanel No. 5, claro”― Marilyn Monroe
Amanhã estou de volta
Por Carlos Lua
Nenhum comentário:
Postar um comentário