terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Dakar 2014 - 004 - Dunas para que te quiero!



Sunderland e Peterhansel aproveitam para comemorar o Dia dos Mensageiros e mandam os seus recados.


Entre as Motos o inglês Sam Sunderland (Honda #18) (mora e treina no Dubai) resolve mostrar as suas credenciais na 2ª etapa, o espanhol Barreda Bort continua na frente na soma dos dois dias

Entre os carros além da vitória do francês um show brasileiro com Varela/Gugelmin no Mitsubihsi #336 em 8º na geral


Dakar 2014
Duna Cinzas de Nihuil em San Rafael
Dakar 2014 Três Reis Magos
San Rafael, 06 de janeiro de 2014 - Olá Lua! Aqui nos céus claros e quentes do Pampa argentino ela já tem 33% de sua superfície visíveis, logo agora de manhã.  Todos já deixaram o acampamento (o famoso bivouac que em português é bivaque) de San Luis nesse Dia dos Reis Magos (Melchior, Gaspar e Baltazar) e atravessam 304km de pampa antes de chegar à largada da especial cronometrada no “circuito” em volta da Sierra Nevada. Todos em busca de glória, vitória e fama, muito mais do que de ouro, incenso ou mirra. Todos querendo chegar mais rápido a San Rafael às margens do rio Diamante, depois de enfrentar as dunas cinzas de Nihuil.

San Rafael com seus quase 200 mil habitantes situada quase no centro da maior região produtora de vinhos da América do Sul, tanto em volume como em área plantada, estava com as taças prontas para receber a todos.

Dakar 2014 Etapa 2 Sam Sunderland
Estava escrito nos astros
O inglês Sam Sunderland (Honda #18) se mudou da sua úmida Southampton para o Dubai, para poder treinar mais. Ontem chegou em 9º e hoje, no primeiro encontro com as dunas (mesmo sendo apenas 50km deas), ficou em 1º. Se não estava escrito nas estrelas (hoje é o dia do Astrólogo) com certeza nas areias estava. Com certeza dedicou a sua vitória aos Beatles, ingleses como ele, e que no mesmo 6 de janeiro (só que em 1968) chegaram ao primeiro lugar das paradas com o álbum (coisa mais antiga) Magical Mistery Tour. Trilha sonora perfeita para esse Magical Mistery Dakar, “waiting to take you away.”




Dakar 2014 Etapa 2 Chaleco Lopez
Logo atrás dele o chileno Cheleco Lopez (KTM #05) confirmou que vai ser osso duro de roer até o final e que disse que a etapa foi muito rápida e até um rio muito fundo tiveram que atravessar. Em 3º o espanhol Barreda Bord (Honda #03) que não quer largar o osso da ponta de jeito nenhum (mesmo em um dia onde trombou com umas vacas que estavam depois de uma curva cega e entortou o seu roadbook) Dia ainda pior para Coma (KTM #02) (uma pedra encaixou entre o motor e o pedal do câmbio e ele teve que parar para tirá-la de lá)  e Despres (Yamaha #01) (pra quem aconteceu de tudo, tinha uma moto com pouca velocidade de ponta, caiu, encheu de areia o roadbook que não funcionava mais direito, bateu a cabeça, viu estrelas e ainda furou  seu camelback, ficando sem água para beber os últimos 100km! Se não fosse tudo isso teria chegado ontem, não é verdade?) que ficaram respectivamente em 9º e 10º e que na geral caíram para 5º e 8º devendo 7m e 8m23s para o líder

Nossos brasileiros de Honda subiram na classificação. Jean Azevedo #029, ganhou quatro posições e terminou em 25º a 10m41s da ponta. Dário Júlio #037 ganhou oito posições e terminou em 29º a 11m47s da liderança.

Os dois brasileiros se comportaram muito bem com o Jean Azevedo (Honda #29) chegando em 24º hoje e subindo para 23º na geral com 32m55s de atraso. Dário Júio (Honda #37) foi 27º e é também 27º na geral com 43m31s de diferença.


Os 10 primeiros entre as motos hoje na Etapa 2
1          018     SUNDERLAND (GBR)      HONDA                      003:42:10     
2          005     CHALECO LOPEZ (CHL) KTM                            003:42:49      00:00:39
3          003     BARREDA BORT (ESP)   HONDA                      003:44:10     00:02:00
4          008     FARIA (PRT)                       KTM                            003:46:17      00:04:07
5          022     DUCLOS (FRA)                   SHERCO                  003:48:01      00:05:51
6          032     GRABHAM (AUS)               KTM                            003:49:25      00:07:15
7          009     CASTEU (FRA)                   KTM                            003:49:37      00:07:27
8          010     GONÇALVES (PRT)          HONDA                       003:49:55      00:07:45
9          002     COMA (ESP)                        KTM                            003:50:33      00:08:23
10       001     DESPRES (FRA)                YAMAHA                  003:50:53      00:08:43
24       029     DE AZEVEDO (BRA)         HONDA                     004:06:24      00:24:14
27       037     DE SOUZA (BRA)              HONDA                     004:15:54      00:33:44

Os 10 primeiros na soma geral
1          003     BARREDA BORT (ESP)   HONDA                     006:09:41     
2          005     CHALECO LOPEZ (CHL) KTM                           006:11:44      00:02:03
3          018     SUNDERLAND (GBR)      HONDA                     006:12:14      00:02:33
4          022     DUCLOS (FRA)                  SHERCO                  006:15:28      00:05:47
5          002     COMA (ESP)                       KTM                           006:16:41      00:07:00
6          008     FARIA (PRT)                        KTM                           006:16:59      00:07:18
7          010     GONÇALVES (PRT)          HONDA                     006:17:51      00:08:10
8          001     DESPRES (FRA)                YAMAHA                  006:18:04      00:08:23
9          032     GRABHAM (AUS)               KTM                           006:19:46      00:10:05
10       009     CASTEU (FRA)                   KTM                           006:20:40      00:10:59
24       029     DE AZEVEDO (BRA)         HONDA                     004:29:40      00:32:55
27       037     DE SOUZA (BRA)              HONDA                     004:25:19      00:43:31


Dakar 2014 Etapa 2 Marcos Patronelli

Nos Quads  foi brincadeira de criança, para o Patronelli claro
Já que hoje é o dia das Crianças no Uruguay, o Marcos Patronelli #250 Yamaha aproveitou para comemorar vencendo a etapa e já se instalando no primeiro lugar na geral. Mesmo tendo que parar para trocar uma roda com pneu furado. Com o atraso do chileno Ignacio Casale #251 Yamaha (6º hoje  4º agora na geral) quem se aproveitou foi outro argentino Lucas Bonetto (Honda #253) que fez 2º e é 2º. O polonês Rafal Sonik (Yamaha #252) fez 3º e é 3º e o uruguaio Sérgio LaFuente (Yamaha #256) foi 5º e é 6º e que com 48 anos de idade já não é mais tão criança assim.  




Vejam aqui os 06 primeiros com seus tempos e as diferenças
1          250     PATRONELLI (ARG)                      YAMAHA      004:40:37     
2          253     BONETTO (ARG)                            HONDA         004:43:31      00:02:54
3          252     SONIK (POL)                                   YAMAHA      004:45:34      00:04:57
4          255     HUSSEINI (NLD)                            HONDA         004:46:43      00:06:06
5          256     LAFUENTE (URY)                          YAMAHA      004:46:48      00:06:11
6          251     CASALE (CHL)                               YAMAHA      004:49:24      00:08:47

Os 06 primeiros na geral, agora
1          250     PATRONELLI (ARG)                     YAMAHA      007:19:39                 
2          253     BONETTO (ARG)                            HONDA         007:23:29      00:03:50
3          252     SONIK (POL)                                   YAMAHA      007:25:45      00:06:06
4          251     CASALE (CHL)                               YAMAHA      007:28:05      00:08:26
5          255     HUSSEINI (NLD)                            HONDA         007:28:13      00:08:34
6          256     LAFUENTE (URY)                          YAMAHA      007:29:09      00:09:30       

Dakar 2014
Samuel Morse 06-01 aniversário


Começa a ficar ainda mais difícil
Entre os carros a especial que começava muito rápida e terminava entre as dunas foi, para muitos, mais difícil do que instalar os postes do telégrafo no oeste americana em plena terra dos comanches. Digo telégrafo porque hoje (que dia mais cheio de história, hein?) é também o dia em que o Sr Samuel Morse fez a demonstração da sua invenção, o telégrafo e do código que o acompanha. Feliz 146 anos (em código Morse 146 seria •−−−− ••••− −••••).








Dakar 2014 Etapa 2 Carlos Sainz
Então chegou a hora da cavalaria entrar em ação e falar mais alto; foi assim que a dupla Peterhansel/Cottret (MINI #300) venceu (travessia de rios, muita pedra, pública nas dunas para ajudar na navegação, uma especia completa e rápida), deixando CarlosSainz/Timo Gottschalk (BuggySMG #303) em 2º (hoje o espanhol gostou e disse que o carro foi perfeito e ele cuidou para não furar nenhum pneu). Os mesmos dois que na mesma ordem lideram na classificação geral, separados por apenas 28s.




Dakar 2014 Etapa 2 Peterhansel
Nasser Al-Attyiah/Lucas Cruz (MINI #301) foi 4º hoje (também furou três pneus, sorte que largou com três estepes)  e completa o pódio em 3º na classificação geral. A ordem natural parece re-estabelecida.

Os MINI ficaram 2º, 3º, 4º, 6º e 7º e a surpresa negativa foi a 6ª posição da dupla Peterhansel/Cottret que teve que parar para trocar um pneu furado e parar para deixar All-Attiyah passar.

Já a dupla portuguesa Carlos Sousa/Miguel Ramalho no Haval GreatWall #306 ficou pelo caminho com problemas no turbo, enquanto Robby Gordon perdeu mais 1h13m para a ponta, mas fez um esforço enorme e de 133º chegou em 28º!

Tem promoção de preço hoje?
Diesel em 1º, 4º, 5º e 6º.
Gasolina em 2º, 3º, 7º, 8º, 9º e 10º. A competição ficou acirrada demais, vamos ver amanhã.

Brasil em ano de hexa!
A dupla Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin no Mitsubishi ASX #336 lavou a alma brasileira. Pela primeira vez uma dupla do nosso termina um dia do Dakar em 8º lugar na classificação geral. E pelas conversas poderia ter sido ainda melhor já que o outro carro da Equipe, o Mitsubishi ASX #310 da dupla Guiga Spineli/Youssef Haddad, tinha passado em 3º lugar no posto de controle 1! Assim que descobrir mais detalhes passo para vocês.  Mas os parabéns vão adiantados.

Esses são os 10 mais rápidos no final da Etapa 2
1          300      PETERHANSEL (FRA), COTTRET (FRA) MINI    003:52:05       
2          303      SAINZ (ESP), GOTTSCHALK (DEU)          SMG   003:52:51        00:00:46
3          302      DE VILLIERS(ZAF)/ZITZEWITZ (DEU)TOYOTA   003:57:39        00:05:34
4          304      ROMA (ESP), PÉRIN (FRA)                                    MINI    003:59:30        00:07:25
5          301      AL-ATTIYAH (QAT), CRUZ (ESP)               MINI    003:59:49        00:07:44
6          307      TERRANOVA (ARG), FIUZA (PRT)                        MINI    004:04:46        00:12:41
7          312      CHABOT (FRA), PILLOT (FRA)                  SMG   004:06:08        00:14:03
8          315      LAVIEILLE (FRA), GARCIN (FRA)  HAVAL           004:11:43        00:19:38
9          308      ALVAREZ (ARG), GRAUE (ARG)   FORD             004:18:05        00:26:00
10        336      VARELA (BRA), GUGELMIN (BRA)           MITSUBISHI  004:20:11        00:28:06
20        310      SPINELLI (BRA), HADDAD (BRA)  MITSUBISHI  004:46:52        00:54:47



E os 10 mais rápidos na soma dos dois primeiros dias
1          300      PETERHANSEL (FRA), COTTRET (FRA) MINI    006:17:02       
2          303      SAINZ (ESP), GOTTSCHALK (DEU)          SMG   006:17:30        00:00:28
3          301      AL-ATTIYAH (QAT), CRUZ (ESP)               MINI    006:21:12        00:04:10
4          304      ROMA (ESP), PÉRIN (FRA)                                    MINI    006:21:21        00:04:19
5          307      TERRANOVA (ARG), FIUZA (PRT)                        MINI    006:25:33        00:08:31
6          302      DE VILLIERS (ZAF)/ZITZEWITZ (DEU) TOYOTA 006:34:12        00:17:10
7          315      LAVIEILLE (FRA)/GARCIN (FRA)               HAVAL006:38:01       00:20:59
8          336      VARELA (BRA)/GUGELMIN (BRA) MITSUBISHI  006:53:02        00:36:00
9          309      HOLOWCZYC (POL), ZHILTSOV (RUS)   MINI    006:54:10        00:37:08
10        328      DABROWSKI (POL)CZACHOR (POL)TOYOTA   006:55:10        00:38:08
17        310      SPINELLI (BRA), HADDAD (BRA)  MITSUBISHI  007:17:16        01:00:1 
         
Dakar 2014 Etapa 2 Mr Bean


O Prêmio Mr Bean  do dia (mais uma do dia de hoje 6 de janeiro, aniversário do Rowan Atkinson que interpreta o Mr.Bean) vai para o Stephane Peterhansel que de MINI e sem falar nada (exatamente como o Mr.Bean) foi lá e se deu bem. Parabéns






Dakar 2014 Etapa 12 MAZ Truck

Cara chata ou cara comprida, cara-pálida?
Venceu pela primeira vez um MAZ (modelo 5309RR) cara chata dos bielorussos Viazovich/Neviarovich/Haranin #529 que ainda por cima assumiu a liderança na geral. O MAZ é uma joint vebntura da MAN na Bielorússia e entra hoje para a história do Dakar.  Em 2º ficou o Kamaz #545 dos russos Shibalov/Amatych/Khisamiev que agora é 3º na classificação geral, 4m55s atrás da trinca VanVliet/Pronk/Klein (dois holandeses e um alemão) no MAN #508  que chegou em 3º hoje e ficou em 2º na geral. Três caras chatas à frente, deixando o Iveco #501 cara comprida da trinca De Rooy/Colsoul/Rodewald (Holanda/Bélgica/Holanda) em 4º hoje e em 3º na Geral

Dos 70 que largaram, até às 20 horas em San Rafael apenas treze tinham chegado!

Vejam como terminou com os tempos para comparar
1-529 VIAZOVICH (BLR), NEVIAROVICH (BLR), HARANIN (BLR) MAZ      003:29:59      
2-545 SHIBALOV (RUS), AMATYCH (RUS), KHISAMIEV (RUS)KAMAZ  004:11:37          00:41:38
3-508 VAN VLIET (NLD), PRONK (NLD), KLEIN (DEU)               MAN       004:13:26       00:43:27
4-501 DE ROOY (NLD), COLSOUL (BEL), RODEWALD (NLD)   IVECO    004:20:49       00:50:50
5-507 STACEY (NLD), RUF (DEU), DER KINDEREN (NLD)        IVECO    004:21:00       00:51:01
6-502 KOLOMY (CZE), KILIAN (CZE), KILIAN (CZE)                   TATRA    004:21:31       00:51:32
7-500 NIKOLAEV (RUS), YAKOVLEV (RUS), RYBAKOV (RUS)  KAMAZ  004:22:17        00:52:18
8-506 KARGINOV (RUS), MOKEEV (RUS), DEVYATKIN (RUS)KAMAZ  004:24:26        00:54:27
9-549 SOTNIKOV (RUS), MIZYUKAEV (RUS), AFERIN (RUS)     KAMAZ            004:25:07         00:55:08
10-520-ADUA (FRA), ALCAYNA (ESP), TORRES (ESP              )IVECO 004:33:39         01:03:40

Fazendo a classificação na geral ficar assim
1-529 VIAZOVICH (BLR), NEVIAROVICH (BLR), HARANIN (BLR) MAZ  006:27:30       
2-508 VAN VLIET (NLD), PRONK (NLD), KLEIN (DEU)                   MAN 007:00:39        00:33:09
3-545 SHIBALOV (RUS), AMATYCH (RUS), KHISAMIEV (RUS)  KAMAZ 007:05:34          00:38:04
4-501 DE ROOY (NLD), COLSOUL (BEL), RODEWALD (NLD)     IVECO  007:09:14         00:41:44
5-500 NIKOLAEV (RUS), YAKOVLEV (RUS), RYBAKOV (RUS)   KAMAZ 007:13:09         00:45:39
6-507 STACEY (NLD), RUF (DEU), DER KINDEREN (NLD)          IVECO  007:16:01         00:48:31
7-506 KARGINOV (RUS), MOKEEV (RUS), DEVYATKIN (RUS)   KAMAZ  007:28:34         01:01:04
8-504 LOPRAIS(CZE)/BRUYNKENS(BEL)/PUSTEJOVSKY(CZE) TATRA 007:30:28        01:02:58
9-549 SOTNIKOV (RUS), MIZYUKAEV (RUS), AFERIN (RUS)      KAMAZ 007:31:01         01:03:31
10-520 ADUA (FRA), MARCO ALCAYNA (ESP), TORRES(ESP)  IVECO   007:31:57          01:04:27

E amanhã mais uma etapa San-San
Etapa 2: San Rafael > San Juan
Deslocamento Todos: 365 km (304 antes e 61 depois do trecho cronometrado 
Cronometrada Motos e Quads: 359 km – Carros:433km - Caminhões: 400km
TotalMotos e Quads: 724km – Carros:798km – Caminhões: 765km

A primeira etapa maratona e a primeira etapa montanhosa. É o dia em que  o Dakar entra na pré-cordiheira dos Andes. Do alto dos seus 6962 metros de altura o vulcão Aconcágua vai acompanhar a progressão dos concorrentes. Motos e Quads vão subir a 4300m de altitude, Carros e Caminhões não vão passar de 3000 metros de altitude. No final no bivaque isolado de San Juan, nada de assistência técnica, apenas pilotos e navegadores podem trabalhar com aquilo que levam.

Dakar 2014 Khalil Gibran Khail
nasceu em 06-01


Como diria Khalil Gibran Khalil o poeta que também nasceu neste 06 de janeiro só que em 1883 (que dia, que dia!) “Ter a possibilidade de olhar para trás com satisfação sobre os feitos de uma vida é viver duas vezes” Essa turma que faz o Dakar que o diga.

Amanhã estou de volta


Por Carlos Lua
Fotos: Dakar/Divulgação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário