domingo, 27 de dezembro de 2009

o pioneirismo da Volkswagen...

DOMINGO, 27 DE DEZEMBRO DE 2009













O pioneirismo Volkswagen escrevendo uma página da história
Trinta e uma anos atrás dia 26 de Dezembro de 1978 o primeiro Rally Dakar de todos começou da Place du Trocadéro em Paris. Naquele mesmo momento a Volkswagen estava ocupada trabalhando a tecnologia de injeção direta, que colocou no mercado sob o nome de TDI desde 1991. Ninguém naquele momento poderia imaginar que 30 anos depois do evento inaugural um carro com motor a diesel nele triunfaria. Mas foi exatamente com esse espírito pioneiro que a Volkswagen escreveu uma página da história com o Race Touareg 2 e com a dupla Giniel de Viliers/Dirk Zitzevitz.



Como era em 1978
Quando o Dakar começou um Gold Diesel de linha, de primeira geração, tinha 50HP tirados de um motor 1.5 – o turbo ainda não era usado.

Quando a Volkswagen foi para Nardò (um círculo perfeito de 12,5 quilômetros de extensão, 4km de raio na provícia de Taranto na região italiana da Puglia), em Outubro de 1980 estabeleceu o recorde de velocidade máxima de 362 km/h com o veículo de pesquisa aerodinâmica ARVW, foi suficiente um motor turbo diesel 2.4 de 175HP.




Logo mais em 1981


No Salão de Frankfurt os consumidores se maravilharam com o “Auto 2000” um veículo conceito que mostrava pela primeira vez um motor diesel com injeção direta. A uma velocidade constante de 120 km/h o veículo de 4 lugares, com motor diesel de 3 cilindros, consumia apenas 4.1 litros a cada 100 quilometros (quase 25 km/litro!)


Maior impacto viria ainda sob a sigla SMVW um mini-veículo de 3 rodas que em 1982 rodou por 1.491 quilometros na pista de testes (com uma reta de 9 quilometros) de Ehra-Lessien consumindo apenas 1 litro de diesel com seu motor de um cilindro de 25 cm3 de cilindrada e 0,3 HP de potência.



Linha direta para as pistas
O pensamento desses motores de desenvolvimento extremo está diretamente ligado com o primeiro TDI 1.9 de 4 cilindros surgido em 1991.. Não demorou muito para a Volkswagen começassea usar as características esportivas dos motores diesel. O legendário Golf GTI apareceu com um TDI de 110HP. Paraleleamnte duas versões de competição, produzindo 170HP cada competiram nas 24 Horas de Nürburgring. Apenas um ano depois em 1997 Kris Nissen, Chriestian Abt e Jürgen Höhemester terminaram a mesma prova na 2ª posição da classificação geral. Na Itália foi a vitória absoluta nas 6 Horas de Vallelunga.


E das pistas para o deserto
A jornada prosseguiu das pistas para o deserto. A Volkswagen competiu pela primeira vez com o TDI em 2003 e à partir de 2004 o Race Toureg e seu motor de 5 cilindros TDI revolucionou o esporte desde sua estréia no Rally Dakar de 2004. E em 2009 escreveu uma página inédita da história já que antes da Volkswagen nenhum veículo diesel havia vencido o Rally mais duro do mundo, o Dakar. . Dos 231 HP originais o TDI já vai a mais de 300HP e me cinco anos o Race Touareg venceu 12 vezes, teve 14 segundos lugares e 10 terceiros lugares, um total de 36 pódios.


E do deserto de volta para as pistas
Nas pistas também o TDI escreveu outras páginas exclusivas e inéditas ao se tornar o primeiro a vencer as 24 Horas de Le Mans com o motor TDI (Audi de 2006 a 2008) e o Campeonato Mundial de Turismo (SEAT 2008 e 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário