sexta-feira, 9 de setembro de 2011

BWRT - O caos com a chuva do 1º dia na Austrália é duro com Oliveira



Em condições traiçoeiras o piloto brasileiro escapou da estrada e danificou a frente do seu MINI John Cooper WRC


O Rally da Austrália recebeu a Daniel Oliveira e Carlos Magalhães com mais chuva ainda do que no prólogo do dia anterior na Super Especial de Coffs Harbour, onde se realiza a 10ª etapa do Campoenato Mundial de Rally FIA.

Não foi um começo fácil já que os pilotos deram de frente com várias zonas inundadas ao longo da rota e tiveram que enfrenta-las com os pneus Michelin de composto duro, enquanto no levantamento as condições eram de piso seco com muita poeira. Os caminhos se tornaram muito escorregadios e a aderência começou a mudar constantemente desde o início. Isso trouxe alguns problemas para muitos, inclusive para os membros do BWRT na sua estreia nesta prova.

Rapidamente Daniel e Carlos encontraram problemas depois de rodar na SS3 Shipmans (29,03km), a mais longa do dia, onde também outros pilotos saíram da estrada ou perderam tempo importante. O piloto brasileiro conseguiu terminar mas perdeu mais de dois minutos em relação aos líderes.

Na SS4 a chuva aumentou, mas Daniel foi capaz de passar por ela sem problemas assim como aconteceu na SS5. Regressou ao Parque de Serviços em Coffs Harbour com o seu MINI John Cooper WRC no 13º lugar da classificação geral.

Para as especiais da parte da tarde os pilotos encontraram condições ainda mais traiçoeiras, especialmente ao final da SS6, a segunda passada na especial Shipmans.
Foi ali que Daniel e Carlos saíram da pista, danificando a frente do carro e fazendo um pequeno furo no radiador. Daniel dirigiu com cuidado até o final da SS6 para preservar o motor e tratou de solucionar o problema. Mas depois de falar com seu engenheiro na PRODRIVE, decidiu parar e continuar amanhã segundo as regras do Super Rally.

A palavra de Daniel. "Foi um dia muito difícil, sobretudo pelas condições do terreno que fizeram com que os compostos duros utilizados não tivessem aderência e o carro derrapava muito Lamentavelmente na SS6 escapamos da pista e danificamos a frente do Mini, particularmente o radiador. Conseguimos terminar a especial cuidadosamente, mas imediatamente preferimos não estragar o carro ainda mais e paramos. Amanhã vamos seguir na prova pensando em somar quilômetros nesta nova experiência para mim."

O show vai continuar. Os mecânicos e engenheiros do BWRT trabalharam para reparar o carro e Daniel vai estar novamente na prova sob o Sistema Super Rally. O Rally da Austrália continua com a segunda etapa que será a mais longa com 158,84 km cronometrados. A ação vai se deslocar para o sul, nas comarcas de Nambucca e Belligen onde os pilotos devem enfrentar duas seções idênticas de quatro especiais com duas passadas finais na especial de asfalto de Coffs Harbour.

As posições lá na frente. As pistas escorregadias trouxeram emoção de sobra para o primeiro dia. O líder do campeonato Sèbastien Loeb (CItröen DS3) capotou o seu carro na SS4 e o seu companheiro de equipe Sèbastien Ogier se acidentou na SS6. Ken Block (Ford Fiesta), Petter Van Merksteijn (Citröen DS3) e Evgeny Novikov (Citröen DS3) também não completaram o 1º dia.
O duas vezes ganhador do evento Mikko Horvonen (Ford Fiesta) herdou a ponta e chegou ao final do dia com 07,s de vantagem sobre o seu companheiro de equipe Jari-Matti Latvala (Ford Fiesta). Peter Solberg (Citröen DS3) vai em terceiro 44,3 s atrás.

Fotos crédito BWRT - Ralph Hardwick 


Nenhum comentário:

Postar um comentário