quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

2011 VW Dakar Amarok Logbuch #13 - Andes e depois




                                                     Depois dos Andes, Carlos Sainz
A Cordilheira dos Andes é uma espécie de espinha dorsal da América do Sul, um lugar único onde terra e céu dividem fraternalmente o espaço que existe, um lugar  que fascina milhões. Hoje, quarta-feira da 05 de janeiro de 2011, o palco maior do Dakar, o deserto do Atacama que se desenrola das alturas dos Andes  serviu para que Carlos Sainz vencesse pela terceira vez (em quatro etapas disputadas) neste Dakar 2001. Foi a 20ª vitória em especiais, no Dakar, de Carlos Sainz sempre a bordo de um Race Touareg VW que já venceu, por sua vez, 125 especiais.

Sainz vitória depois dos Andes
“El Cóndor pasa”
Todos esperavam uma etapa muito difícil, que começou às 6 da manhã e que teve como aperitivo a travessia dos Andes a 4836 metros de altitude. Logo depois, já em território chileno a primeira etapa onde navegação e deserto começam a mostrar os seus lados traiçoeiros, muitos WPE (Way Points escondidos) muitas opções de percursos a escolher e, principalmente, a capacidade de decidir com rapidez e tomar a decisão certa. Mas Sainz no final confessou “Hoje seria ótimo que alguém tivesse sido mais rápido do que eu. Amanhã teremos uma especial muito difícil e seria melhor não ter que servir de abre-alas.” Essa declaração feita com enorme sinceridade não impedia porém que pelo terceiro dia consecutivo sorvete fosse fartamente distribuído para engenheiros, mecânicos e convidados no Bivaque da VW. Uma tradição que já faz parte das histórias do Dakar onde ‘El Matador’ Carlos Sainz é também um pouco, agora, ‘El Cóndor’ em homenagem ao pássaro que é o guardião místico dos Andes.

Race Touaregs em 1º, 2º, 4º e já em 10º
Com mais essa conquista a dupla Sainz/Cruz no Race Touareg 3 #300 tem agora 4m 24s de vantagem sobre seus companheiros de equipe Al-Attyiah/Gotttchalk no Race Touareg #302 e 5m 41s de vantagem sobre o BMW X3 #301de Pettrehansel/Cottret. Os Race Touareg 3 de De Villeirs/Von Zitzewitz e Miller/Pitchford (ótima recuperação)  ficaram em 4º e 5º  lugares respectivamente e vão em 4º e 10º na geral.

E lá vai o Brasil
Spinelli/Haddad (Mitsubishi) vão mantendo muito bem 8º na geral e Koerich/Cavassin (Mitsubishi) tiveram alguns problemas hoje e caíram para 28º na geral. Entre as motos Zé Hélio (BMW) vai em 8º na geral, Jean Azevedo (KTM) ficou em 17º na geral e Vicente De Benedictis em 88º depois de um dia difícil. André Azevedo, entre os caminhões fez 6º e manteve a mesma colocação na geral.


                                                 Amarok a mais de 4000m de altura
Hoje foi dia da Amarok dividir o percurso de 600km não cronometrados com os competidores do Dakar e enfrentar os mesmos desafios do ar rarefeito e das subidas e descidas longas, íngremes e às vezes traiçoeiras. Um palco sob medida para mostrar a qualidade do motor TDI da Volkswagen e o equilíbrio do conjunto de freio, câmbio e suspensão. Basta perguntar para qualquer um dos carros que foram ultrapassados ou para qualquer um dos espectadores que assim como lá na Argentina, aqui no Chile recebeu as Amarok de braços abertos como quem espera um velho, querido e respeitável amigo.




Textobras
Carlos Lua direto de Calama

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