sábado, 12 de janeiro de 2013

Em dia encurtado pelas chuvas a Yamaha continua em 1o lugar





Motos e Quadriciclos cumpriram uma especial cronometrada que na teoria era curta demais para promover qualquer alteração mais profunda nas classificações, mas...

Casteu se achou e a Yamaha segue líder na geral
Na 6a feira o Dakar deixou Calama (a cidade onde nunca choveu até hoje) no Chile, escalou os Andes e já na Argentina disputou uma especial inteira a mais de 3400 metros de altitude. Sofreram os concorrentes, mas penaram muito mais os motores com a falta de oxigênio que diminui suas potências de até 30 a 40%. Exatamente neste capítulo foi onde a Yamaha, com seu Sistema de Injeção Ajustável, pode ajudar seus pilotos a manterem as lideranças nas duas categorias.


Petronelli segue imperturbável lá na frente com seu Raptor

Salar del Hombre Muerto, mas pode chamar de Lítio Ilimitado


Já no sábado o rally foi surpreendido por uma chuva torrencial, que mostra a melhor faceta imprevisível dessa prova. Chuva digna de uma Macondo de Gabriel Garcia Márquez e que obrigou ao cancelamento de toda a metade, justamente aquela que oferecia, verde, canyons e cactus. Sobrou a segunda metade com areias, boratos, nitratos e sulfatos da beirinha do Salar del Hombre Muerto (660km2!)  e sua fonte empolgante de lítio, garantindo fornecimento permanante de baterias para smartphones, tablets e o que mais virá por aí. Todos pensavam que, reduzida, a etapa seria uma espécie de recreio para todos os competidores, um entretenimento leve antes do merecido dia de descanso. Só que o Dakar é mesmo uma montanha-russa de situações e emoções e não foi bem assim.





Pain se perdeu e saiu da ponta 




Olivier Pain andou a especial toda com tranquilidade, pensando em manter a ponta na Classificação Geral, sem se importar com o resultado da etapa deste sábado. Até que... Desastre! Junto com muitos outros acabou errando a navegação!! Terminou em 65o lugar perdendo 37 minutos e caindo para a 5a colocação na Geral, 16 minutos atrás do novo líder.





Por outro lado David Casteu que adotou uma estratégia parecida, até mesmo andando mais devagar no início da especial terminou em 6o, graças ao acerto na hora da navegação que derrubou muita gente. Pulou então para a liderança da prova na Classificação Geral. Ele agora tem de vantagem sobre Cyril Despres da KTM que terminou em 11o hoje e já vai 9m26s distante em 2o lugar. E Cyril, por ter trocado o motor de sua KTM deve ser penalizado em 15m e vai despencar na Geral, promovendo Pain para o 4o posto. 

Entre os Quadriciclos não há o que temer, Patronelli, e Casale continuam ocupando as duas primeiras posiçãoes na Classificação Geral depois de terem terminado respectivamante em 2o e 7o lugares. O polonês Solnik caiu para 4o na geral com menos de 3 minutos de diferenção para o sul africano Biljon (E-ATV) que é o novo 3o colocado. Patronelli falou das dificuldades da etapa, da chuva e do cuidado com seu Quadri que como as motos, não teve assitência na noite de 6a feira, só aquela dada pelo próprio Patronell em função da etapa Maratona.

Logo atrás se confundido com os Quadris e com os carros veio mais uma tormenta (aquele que atormentou a família Buendía da Macondo já citada) que forçou o cancelamento dos WayPoints 10 e final, para quem ainda não tinha passado por lá


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