sábado, 12 de novembro de 2011

1ª Mostra de Cinema Infantil do Ceará abre novas possibilidades de desenvolvimento para as crianças

O Instituto Stela Naspolini levou a magia do cinema a mais de 150 mil crianças da capital e do interior do Ceará com a 1ª Mostra de Cinema Infantil, realizada do dia 22 a 29 de outubro.

Fortaleza, CE, 10 de novembro - Cultura na prática exige ação. A Mostra de Cinema Infantil do Ceará comprovou que uma iniciativa simples pode ser eficiente e alcançou crianças de mais da metade dos municípios cearenses, levando até elas cinema e contribuindo com sua formação cultural.


Escolas privadas, como o Colégio Santa Cecília, também participaram da Mostra

1ª Mostra de Cinema Infantil
Com o objetivo de promover a cultura entre as crianças, o evento encabeçado pelo Instituto Stela Naspolini atingiu mais de 50% dos municípios cearenses. De 22 a 29 de outubro, 31 filmes foram exibidos em sessões gratuitas para crianças que vibravam do começo ao fim das projeções. "Levar o cinema até as crianças pode parecer simplista, porém, muitas delas nunca tiveram a oportunidade de entrar em um cinema, de perceber o encanto que envolve a arte. Por isso, nunca houve uma projeção dessa natureza de envolvimento", é o que explica Antenor Naspolini, ex- Secretário de Educação do Ceará e Presidente do Instituto Stela Naspolini, celebrando o êxito desta iniciativa.


Auditório lotado no Cuca, em Fortaleza.

Em Fortaleza
A Mostra de Cinema Infantil (evento que faz parte da programação do Projeto Estrela Criança) busca construir um mix de oportunidades, com o qual puderam ser alcançadas crianças mais carentes com projeções gratuitas em lugares como o Shopping Benfica, o Cuca da Barra do Ceará e em mais sete escolas públicas da rede municipal, até crianças em condições especiais, como as tratadas no Instituto Peter Pan, onde o câncer é fator limitante ao acesso à dversão e muitas vezes à cultura.
Mas, as escolas particulares também entram na mostra, como por exemplo o Colégio Santa Cecília, um dos mais tradicionais da cidade, que vê na Mostra a possibilidade de levar mais do universo cinematográfico de qualidade para seus alunos, todos convivendo diariamente com um acesso constante à cultura.






No interior
Do litoral ao sertão, a Mostra foi organizada em praças públicas, salas de aula, teatros, salões paroquiais e assentamentos. Em alguns locais, após a projeção, houve debates livres nos quais a garotada compartilhava suas opiniões sobre os temas dos filmes, contando inclusive com a participação dos pais e suas opiniões.


Escolas públicas viraram salas de cinemas improvisadas, como em Quixeramobim


A boa colheita
O êxito desta empreitada se deve muito à colaboração e ao compromisso dos municípios com o Instituo Stela Naspolini. Em todos eles, resultados foram informados através de relatórios preenchidos com dados sobre a Mostra, objetivos e metas alcançadas. "Os municípios tem equipamento para dar continuidade ao projeto, existe uma fome deste tipo de consumo de cultura", comenta Antenor Naspolini. Para a próxima edição da Mostra de Cinema Infantil, em 2012, a meta é alcançar mais de 80% dos municípios cearenses.


O projeto Estrela Criança foi selecionado no III Edital Mecenas do Ceará 2011, conforme publicação no Diário Oficial do Estado nº 144 de 28/07/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário